Tenho blogs a uns cinco anos e sou adepto de Smartphones a dois anos. uma das coisas que me incomodam são os comentários vazios de diversos usuários, que aparentam nunca ter tido um aparelho da Apple, mesmo assim falam com um desdém da tal Política Restritiva da Apple, o problema que ninguém explica e o usuário que pega o Bonde andando e em vez de ajudar, acabam atrapalhando na hora de fazer uma escolha correta para compra de um novo aparelho.

 

o Fruto do Pecado

Tenho um iPhone 4 e tive 3gs, também tenho um Motorola Backflip com ANDROID 2.2 e um Nokia 5800. Atendo clientes com diversos modelos de Nokia, Android e iPhone. Então tenho um pouco de noção das necessidades para cada tipo de usuário, estou longe de ser o dono da verdade, mas o povo está de birra.

Nesse artigo pretendo então esclarecer o que é a política da Apple e o que realmente ela influi nisso, espero que os amigordinhos comentem a vontade!

O que é ? O que a essa política influi ?

A Apple tem diretrizes muito fechadas, por isso que geralmente apenas nichos específicos usam os equipamentos da Apple, desde do lançamento do iPhone isso mudou um pouco, a empresa ganhou atenção da mídia e das massas. Para fazer um equipamento eles prezam por um alto FOCO na função do aparelho, como exemplo é o novo Apple TV que é uma TV por streaming, ou seja, por ser esse o foco não tem um espaço interno para armazenar filmes, dependendo da internet o tempo todo para utilizar.

O Foco da Apple é geralmente atingir as pessoas com uma função principal “futurista” ou “mágica”, “mágica” por funcionar diferente de qualquer outro aparelho ( EU FALEI DIFERENTE! ). A Empresa não inova em trazer esses equipamentos ou tecnologias, mas inova em como usar ou como gosto de chamar de USABILIDADE.

Vamos chegar então na tal política restritiva, pela questão de manter o FOCO e a USABILIDADE, ou até mesmo por questão de custos, os aparelhos da Apple acabam não vindo com todas as funções ou como o meu amigo Thiago Sanches custuma chamar, CAPADOS!

Exemplo disso temos o primeiro iPad, esse exemplo é perfeito. Um aparelho incrível e que transformou e criou um novo mercado, não inovou, os Tablets existem a anos, mas o iPad mostrou uma nova maneira de usar. A primeira geração não veio com câmera, pode ser por questão de custo, mercado ou da tal Política. Mas a questão que agora o iPad em sua segunda geração está com câmeras continua com mesmo preço de lançamento do primeiro e a Apple tem dois produtos para vender no Mercado e quem ganha:  O Consumidor.

O Grande problema é que se o Steve Jobs não gosta, não tem. Como o Flash Player, ele não gosta por diversos problemas que o plugin da Adobe traz a plataforma mobile. Isso pode atrapalhar o usuário, mas eu ainda realmente não descobri o problema de viver sem flash no aparelho. Que ganha: O Consumidor, não acredita ? Você reparou quanto a Adobe melhorou, otimizou, integrou, estabilizou (ou, ou, ou, ou, ou) o seu plugin dez que a Bicha de preto bateu a perninha e disse que não gostava ? de 2008 para cá a atualização do flash mesmo no windows tem acontecido com grande freqüência, está melhorando cada vez mais!

Então é isso, algumas funções nunca vão ter nos aparelhos da Apple, com o tempo outras vão aparecendo, enquanto o Hardware aguentar o tio jobs vai colocando funções no seus aparelhos, dependendo do mercado, custo e por ai vai.

A Questão que não existe aparelho perfeito, existe o seu tipo de aparelho!

O iPhone vai servir para mim ?

Infelizmente no Brasil, quem procura um aparelho mais MULTIMÍDIA está com poucas opções, eu adoraria recomendar um Android, de verdade, recomendaria os aparelhos da HTC ou do google (que não vendem aqui) os próprios fans de Android reconhecem que são os melhores aparelhos para comprar.

Dicas

Se você está tentado entre um Android e um iPhone, a grande dica é: O Android é uma “extensão” da internet e o iPhone é uma “extensão” do seu computador, digo do seu iTunes. Então a grande dica é, antes de comprar: USE O ITUNES, teste e abuse do itunes. Se você gostar do iTunes, então compre o iPhone, se você for feliz com o iTunes você vai ser feliz com o iPhone.

Se você não tem paciência em organizar nada, mal gasta tempo em frente a um computador, compre um Android, vai ser a melhor opção para todos. Se você gosta de personalização vá de Android!

Quase tudo que você faz com o Google no Android você faz no iPhone, então serviços do Google deixam de ser uma fator de escolha, a diferença é quase sempre o uso do iTunes para isso, meu calendário, notas, contatos, Google Docs são todos sincronizados no meu iPhone e com perfeição cirúrgica.

Dicas para Todos

Se você pretende comprar um Smarpthone seja ele qual for, tenha ou compre: Um Roteador Wireless, um Cartão de crédito internacional e um plano de dados!

Conclusão

Em telefonia você não é livre, então não me venha de choromelas!

 

5 Comentários

  1. A política de restrições da Apple é o que torna o produto realmente bom, em um ecossistema fechado e limpo. Costumo comparar o Android com o Orkut, onde todo mundo faz o que quer e acaba estragando tudo. O sucesso do iPhone, e dos produtos da apple, se dá a usabilidade, como falou acima e também por inovação. O que era a tecnologia de toque antes do iPhone? Nada, porque nada nela funcionava direito. A Apple pega e inova, fazendo da maneira certa, obrigando as outras empresas a tentarem encontrar uma solução melhor. Mas, infelizmente, elas quase nunca conseguem; e quando conseguem a Apple vem e lança outro produto revolucionário.
    A dica do iTunes é realmente válida, se você não conseguir se organizar com o iTunes é melhor nunca comprar um produto Apple, porque tudo é baseado naquilo.

  2. Infelizmente hoje em dia somos ditados pelo modismo. As pessoas seguem uma tendência que é ditada pelos grandes fabricantes. O que é melhor para mim? Eu respondo que é aquilo que eu consigo comprar. Porém nem sempre vai suprir todas as necessidades. Gostaria muito de possuir um iPhone mas não sei se ele resolveria todas as minhas necessidades. Hoje sou dono de um Nokia E71 que me supre muito bem e estou bastante satisfeito. Mas o futuro… sei lá. Vamos aguardar para ver o que eu posso comprar.

  3. Como assim não existe celular perfeito?

    O iPhone é perfeito, pras pessoas!

    O android é legal para nós geeks/nerds e afins, mas não é o smartphone que eu daria pra minha mãe/avó pois como teria que prestar suporte freqüentemente, o iPhone é melhor.

    Antes de começar uma briga pra ver quem tem o melhor, lembresse que o que é melhor pra você pode não ser o melhor pra outra pessoa.

    Minha mãe achou o telefone ideal pra ela, um LG GX200 dual-chip que tem exatamente o que ela precisa 2 chips.
    quanto a mim, continuo fiel ao meu iPhone 3G velho de guerra enquanto espero o iPhone 5 (ou um iPhone 4 com 64GB de armazenamento)

  4. Eu tenho Iphone há pouco tempo e podemos dizer que já passei minhas raivas nele. O que tenho e o 3G.
    Já tentei colocar musica completa não do como toque só consegue 40 segundos. E mesmo assim consegui colocar só duas musicas. O fundo mesmo do celular que e preto não consigo trocar.
    E alguns recursos como câmera sem flash mais esse encontrei aplicativo para editar. Demora a carregar na primeira vez.
    Mais to na busca para resolver esse problema.

DEIXE UMA RESPOSTA