Tutorial iTunes Store Brasil

Ok! iTunes Store chegou no Brasil, músicas ao alcance de um click (ou toque). A loja está traduzida, um amplo catálogo nacional e toda facilidade para baixar e organizar música.

Segundo divulgado nos jornais, a iTunes Store conta com cerca de 20 milhões de faixas. As grandes gravadoras estão lá, mas como selos e artistas independentes entram ?

Não existe um SAC da Apple para atender músicos que querem entrar para o casting da Maçã. Para distribuir música na iTunes Store, você precisa da intermediação de um Agregador de música aprovado por ela.

A relação contratual e financeira da Apple é que com o agregador. Ele deve atender aos requisitos técnicos de entrega, gerenciamento de conteúdo, e ainda ajudam com os esforços de marketing divulgando seu trabalho na rede.

A única alternativa, até o momento, com auto atendimento na América Latina a servir selos e bandas independentes é a ONErpm a primeira distribuidora global nesse segmento. Foi fundada em 2010 pelo americano Emmanuel Zunz, foi lançada no Brasil em Setembro do mesmo ano, na Feira da Música. A proposta da Onerpm é encurtar o caminho entre o artista e as maiores lojas de venda de música online, e também facilitar o acesso do fã ao seu artista preferido, oferecendo downloads gratuitos (mp3) ou pagos (mp3 e wav).

Outro mote da ONErpm é que, com a diminuição de intermediários entre o artista e as lojas de distribuição de música aumenta a rentabilidade do artista. as “majors”, por exemplo, pagam ao artistas apenas 8 Centavos de dólar para cada faixa vendida, enquanto via Onerpm o artista pode receber até 60 Centavos por faixa.

Veja como você pode se cadastrar na ONErpm (recomendo a visualização em tela cheia)

Agradeço a contribuição do @chris_gar,

DEIXE UMA RESPOSTA