Quando eu comprei minha nova televisão com tecnologia led, comprei por causa do tamanho e por quê estava entusiasmado em jogar jogos em 3d – Que burro, da zero para….  – mas ao escolher uma tv mais moderninha vem junto no pacote um monte de coisas que você que não vai usar, principalmente se for Smart TV, chega numa interface tão confusa que rezo todo dia pela alma do Designer de UI da LG.

Minha Smart TV tem tecnologia DLNA, um protocolo padrão que faz diversos dispositivos conectados a mesma rede a permitir acesso a conteúdo multimídia, tal protocolo eu ainda não tinha usado já que sou detentor de um Apple Tv que está correspondendo a 50% do meu entrenenimento.

Para que eu uso DLNA na minha TV ?

Então amigo Batutinha, O DLNA é o velho estilo cliente/servidor , Você pode usar o seu computador como servidor de mídia usando esse protocolo e deixar depois a televisão fazer o trabalho dela, assim você define quais pastas vai compartilhar para que um dispostivo usando o protocolo DLNA acesse esse conteúdo.

Como faço um servidor gratuito de DLNA ?

Achei que nunca fazer tal pergunta, graças aos Deuses antigos de Winterfell encontrei o TVMobili – http://www.tvmobili.com/ – é um programinha free que você instala no seu MAC, Windows ou Linux, ele cria um serviço nativo que inclusive exige que seja aberta um porta no firewall.

Interface da TVmobili
Interface da TVmobili

Basta instalar, depois instalar o servidor do Interface da TVmobili, vai ser criado um atalho para acessar o painel de configurações para definir quais pastas vai compartilhar. A interface é meio confusa, ainda não descobri se é possível incluir uma senha de acesso, MAS funciona.

Ele trabalha com um plugin que se baseia no VLC, um Deus moderno inclusive da nossa era. Basta deixar a legenda com mesmo nome do arquivo de vídeo que sua televisão vai reconhecer. Agora eu acho que vai depender da sua Smart TV quais extensões ela vai reproduzir.

Passei o olho no texto e só quero link para Download

Minha TV é um LG 42LW5700, com esse app consigo ler os arquivos MKV com legenda em STR, funciona muito bem. A TV está usando a rede pelo cabo e meu roteador é 300mb/s usando a Banda N.

Com o DLNA você consegue também ver as fotos e as músicas do seu computador, pelo que eu pude constar o único formato que não funcionou aqui comigo no audio é o Apple Lossless.

8 Comentários

  1. e ae Gabriel, interessante este programinha e parabéns pelo post.
    Eu tenho a mesma tv que voce, e também o apple tv que já faz este trabalho de compartilhamento. Pelo que li, não conseguirei reproduzir filmes em 3D que estão no note, a não ser que eu tenha o windows instalado em outra partição do mac e se não me engano por meio do cabo hdmi. Sabe dizer se com esse programa o 3D e sua respectiva legenda serão exibidos? Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA