Hoje, às 14 horas, começa a 29ª edição do WWDC.

Se você não esteve morando em Marte nos últimos anos, sabe que a Apple é não só um dos maiores nomes em termos de computadores desktop e mobile, como também praticamente definiu o mercado de smartphones. E se você não sabe o que é a WWDC, basta dizer que foi nela que o iPhone 4 foi lançado em 2010.

O que é a WWDC

Apple Worldwide Developers Conference é um evento anual que acontece desde 1983. Como o próprio nome já diz, é uma conferência mundial voltada aos desenvolvedores de software.

Programadores e entusiastas assistem palestras sobre as novas tecnologias da Apple, aprendem sobre os as APIs e as formas recomendadas de usar as ferramentas de programação, fazem workshops com os engenheiros oficias da Apple, e aproveitam os vários dias do evento para fazer networking.

Com o passar dos anos e a implantação do campo de distorção da realidade, o que era um encontro de programadores e geeks se tornou um evento de espetáculo onde a empresa apresenta lançamentos, faz press releases, define tendências, cria buzz para o agitar o mercado. Para o jornalista americano Andy Ihnatko, colunista do Chicago Sun-Times e da Macworld, é tudo culpa do Steve Jobs.

Principais apostas para a WWDC 2011

Entre as novidades da WWDC esperadas para este ano estão

  • OSX 10.7 Lion
  • iCloud — sistema de armazenamento e processamento baseado “na nuvem”. Nós já analisamos há algum tempo aqui no Tambotraising o impacto que essa novidade promete para a reprodução de músicas.
  • iOS 5 — embora não exista nenhuma divulgação concreta, também são esperadas muitas novidades para o sistema operacional mobile da Apple.

Como um grande número de representantes da imprensa foi convocado para o pronunciamento de abertura, cogita-se (entre muitos rumores e previsões) a possibilidade de algum grande lançamento, até mesmo um novo modelo de iPhone. Além disso, este evento conta com a presença do próprio Steve Jobs, afastado desde o começo do ano devido a problemas de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA