Nos eventos que acontecem durante a RIO+20, a palavra da vez é sustentabilidade. Um desses eventos é a Cúpula dos Povos, que acontece no Aterro do Flamengo até o dia 22 de junho. Oferece palestras, debates, oficinas e workshops — muitos deles sobre tecnologia, informação, comunicação, redes de máquinas e pessoas, experimentações…

Condizente com o espírito do evento, o foco é em tecnologias e suas aplicações de formas que possam transformar a vida das pessoas e/ou ser usados de forma mais ampla. Software livre, código aberto, arduíno, são as palavras da vez no Laboratório de Comunicação Compartilhada, setor da Cúpula dos povos localizado em frente ao Museu de Arte Moderna e ao Vivo Rio.

Separamos aqui os eventos mais ligados diretamente à área de TI. Você pode ver a programação completa no site do evento.

Toda a programação é gratuita e os horários estão sujeitos à alteração.

19/06, terça-feira — 10h – 18h: Hiperorgânico II

Oficina que ensinará a criar um híbrido entre máquinas e plantas com o objetivo de criar uma orquestra tecno-orgânica. Arduíno, pure data e circuit bending. No final os resultados serão conectados em rede a outros experimentos semelhantes ao redor do mundo.

20/06, quarta-feira — 10h – 11h: Webdesign

Quatro workshops: WordPress, Joomla, Drupal, e alternativas abertas ao Flash.

  • 10h – 11h: Alternativas ao Flash
  • 11:30 – 12:30: Conheça o Drupal
  • 13:30 – 15:30: Conheça o Joomla
  • 16:00 – 17:30: Conheça o WordPress

21/06, quinta-feira — 14h30 – 17h30: Produção gráfica com software livre

Produção de peças gráficas utilizando somente programas livre e de código-aberto. Produção de um cartaz, desde seu rascunho inicial, passando pela manipulação das imagens, inserção dos elementos gráficos e texto e, por fim, finalizando com o fechamento do arquivo e a impressão. Inkscape (para desenho vetorial, equivalente ao Corel Draw ou Illustrator); Gimp (para edição de fotos, equivalente ao Photoshop) e Scribus (para diagramação editorial, equivalente ao Indesign e QuarXPress).

DEIXE UMA RESPOSTA