Durante a conferência “Google I/O” foi demonstrado por uma equipe Australiana (a mesma desenvolvedora do atual Google Maps) um novo produto intitulado “Google WAVE”. Uma ferramenta que ainda está em fase de desenvolvimento, mas que surpreendeu a todos! No vídeo que foi liberado pelo Google e já foi visualizado por quase 4 milhões de pessoas, demonstra os recursos do produto em apenas uma hora e vinte minutos de duração sendo trinta minutos só de aplausos (muito merecidos).

Afinal o que é o Google Wave ?

Denominado como “novo modelo para comunicação e colaboração na Internet”, o Google Wave reúne E-mail + Rede Social + Chat Instantâneo + Wiki + ferramenta para edição e compartilhamento de documentos de forma colaborativa; a plataforma que roda em Firefox, Chorome, Safare e portáteis; usa HTML5 e JavaScript e foi construída usando o Google Web Toolkit, e utilizando uma API pública que segundo o Google irá liberar todo o código da plataforma antes do lançamento do produto que está previsto ainda para esse ano.

Para que serve e o que poderei fazer com o Google Wave?

As possíveis utilidades para o Google Wave são infinitas, atualmente a plataforma foi desenhada para ser uma plataforma de comunicação e compartilhamento, possibilitando ao usuario trabalharem em projetos em tempo real e unir contatos de redes sociais.
Atualmente o serviço está em desenvolvimento, mas as possibilidades de implementações futuras para tornar o Wave uma unica plataforma de comunicação; sua ID ou sua Indentidade na Internet.

As possibilidades:

Imagine a quantidade de sites que você acessa, os blogs que você acompanha, as redes sociais que você participa, as infinitas caixas de e-mail que você precissa criar, agora junte tudo isso em um único lugar. A facilidade de unir todas as suas informações em um unico lugar, e a integração entre os serviços do Google, como Reader, G-mail, Voice, Docs, possibilitando você econimizar tempo.

Uma “rasa” avaliação da plataforma

O produto foi disponibilizado para alguns desenvolvedores e usuários por convite para que testem a aplicação, quem quiser também pode solicitar um convite. A primeira vista do Wave é maravilhosa, o visual clean, a funcionalidade, a plataforma rodando em HTML5 :


Google WaveSua funcionalidade é simples, você cria um novo Wave (Onda), e adiciona quem você quer compartilhar, podem ser adicionadas inúmeras pessoas, e todas podem editar o mesmo Wave ao mesmo tempo, e as atualizações de um vai aparecendo na tela do outro “letra a letra”, você está digitando e está aparecendo, com isso facilitando o outro a já estar reformulando a sua resposta, mas que pode ser desativado caso queira (ainda não implementado). A plataforma que pode incluir textos, imagens, vídeos, aplicativos e outros:

Google WaveAcredito que o que mais surpreende no Wave não tanto suas atuais funcionalidades, mas sim as possibilidades futuras de implementação, atualmente a plataforma ainda está em desenvolvimento e por conta disso ainda apresenta muitos bugs e algumas funções que foram demonstradas ainda não foram implementadas. Na segunda parte farei uma avaliação mais profunda das atuais funções do Google Wave, e das possíveis implementações!

Video da apresentação do Google Wave no Google I/O 2009:

Quando você cria uma nova Onda você pode adicionar os contatos que poderam editar e visualizar. Você pode adicionar quantas pessoas quiser, embora pude perceber que em wavlets com muitos usuários aconteçam mais “telas azuis”, veremos sobre os bugs mais a frente.


Como conteúdo você pode adicionar arquivos, imagens, vídeos, mapas, e aplicativos.

Você pode inserir mapas onde todos os participantes poderiam interagir, e colaborar (ótimo para o Sinal 3G =D).


Outras possibilidades disponíveis atualmente são:

  • Inserir pesquisa: você insere uma busca do Google dentro do próprio wavlet.
  • Inserir arquivos: você pode inserir arquivos que serão compartilhados a todos os usuários e podendo ser visualizados ou baixados todos juntos para seu computador.
  • Inserir Gadget’s: há vários gadget’s disponíveis para você inserir como jogos, enquetes e outros.

Alguns gadget’s como Sudoku e Xadrez ainda possibilitam a visualização posterior das jogadas utilizando o Playback função que você pode ver de forma cronológica todas as alterações feitas pelos usuários.


App’s

Com os aplicativos você pode interagir com sites externos, criar enquetes, postar em blogs. Alguns apps testados como a integração com o Twitter, onde você pode twittar pelo Wave.

Tweety: Você adiciona o robot tweety-wave@appspot.com ao wavelt criado e só confirmar o acesso no Twitter e terá acesso a sua timeline.

Outros robots disponíveis como blog-wave@appspot.com você cria postagens em um blog e qualquer pessoa que acesse pode comentar e visualizar as atualizações da mesma forma como se estivesse usando o Wave, ela pode logar-se e acompanhar o blog de seu Wave mesmo.

A função de postagem em blog cria um blog que também é fechado só para desenvolvedores mas que futuramente será possível acessar e interagir mesmo sem ter uma conta.

Os bug’s

Como o Google Wave ainda é uma plataforma em desenvolvimento, ainda existem muitos problemas, a navegação que frequentemente para de funcionar e você tem que atulizar, as funções de arquivar que não estão tão funcionais. Quando você coloca um Wave em Mute ele continua. Fora algumas funções já demonstradas na apresentação que ainda não foram disponibilizadas.

As possibilidades:

Na minha opinião o Google Wave ainda tem muito o que mostrar, as possibilidades de implementações futuras são infinitas. Imagine integrar todos os atuais serviços do Google podendo usa-los todos em conjunto, você acessar em um unico endereço seus e-mails, seus feeds, comentários, arquivos, telefonemas, enfim todas as suas interações na internet sendo mostradas em um só lugar.

Fontes e matérias externas sobre Google Wave:

Imagen’s e texto: Pablo Medina

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA