PublicidadeEstamos numa era na internet que alguns chamam de web 2.5 ou 3.0, informação na internet é tratada de uma maneira extremamente democrática onde o nosso único limite é a ignorância de algumas ferramentas online.

Quando começo um projeto de consultoria a um website ou de Social Media – Como as Redes Sociais podem melhorar a sua venda -  para uma empresa ou até mesmo um blog, gosto de conversar muito de até onde podemos usar nossas ferramentas para maximizar a rentabilização do conteúdo. Todo mundo que está interassado numa consutoria acaba tendo um fim comercial, mas devemos primeiro entender se nosso público vai aceitar isso.

As pessoas pensam muito em como ganhar dinheiro em seus blogs, mas esquecem que muitas vezes são invasivos e também esquece que como estamos num momento de fácil acesso a informação qualquer pessoa por mais simples que seja pode facilmente contornar toda e qualquer ferramenta, se você não está entendo nada do que eu estou falando, vai uma lista de coisas bem mais comuns do que você pensa e que existe e muito na internet.

Bloqueador de Flash

Quando o Flash começou era realmente algo muito interessante, a criatividade dos Designers foi extremamente explorada e a internet ganhou diversos recursos, mas com tempo o flash acabou sendo mais utilizado praticamenta para propaganda e muita vezes de maneira extremamente invasiva. Hoje temos 3 funções básicas no flash: Jogos Online, Vídeos e Banners, mas na verdade o que passou a incomodar mais que o excesso de flash em um website hoje em dia com um navagador em abas e umas 3 ou 4 páginas abertas (eu uso 20 a 50 abas) faz o consumo de processamento e memória irem visitar a pegada do Neil Armstrong lá na lua.

O que aconteceu ? os usuários começaram a instalar em seus navegadores complementos para bloquear o carregamento do flash. O FlashBlock para firefox por exemplo teve mais de 2 milhões de downloads no último ano e já está totalizando mais de 12 milhões de downloads e ele funciona com uma maestria incrivél, ele bloquea todos os elementos em Flash da página mas mantém um elemento do mesmo tamanho apenas em código html que um simples clique naquele elemento passa a carrega-lo, assim você pode navegar sem estourar o uso do seu processamento e memória e ativa qualquer com apenas um click. Assim, mais uma coisa, tem FlashBlock para Chrome , que já está bastante popular no brasil e para todos os outros navegadores.

Feed completo para qualquer Site

As vezes para otimizar o tempo, muito usuários na internet preferem apreciar uma boa leitura através do feed do site mas também por quê é muito mas confortavél, já em a maioria do blogs e até mesmo alguns grandes site tem um layout muito “sujo”, cheio de elementos, cheio de cores. Com os tablets os leitores de feed ainda ganharam ainda mais populariedade já que muitos aplicativos desafiam a criatividade e acessiblidade na leitura.

Para quem gosta de fazer sua mina de ouro na internet o feed é o demônio, não contabiliza a visita em seu website o que influência diretamente na venda de publicidade direta e como também muda significativamente a venda através dos banners, já que pelo feed o usuário não precisa entrar no website. Pensando nisso grandes site e blogs não disponibilizam o feed ou disponibilizam o feed incompleto forçando o usuário ter que entrar em seu site para consumir o conteúdo.

Solução ? criaram um serviço de fácil para gerar o feed c0mpleto de qualquer site ou de qualquer feed incompleto, com o Full Text Rss Feed basta colar o feed ou a url da página ou até mesmo a url da categoria de um blog e ele vai retornar com um link para você consumir o feed completo, de graça é claro!

Bloqueador de Publicidade

O que existe de tecnologia na internet com certeza já foi explorada pela pornôgrafia ou publicitário, até mesmo no painel do meu Xbox me deparo com propaganda. O Complementos mais popular no firefox é o Adblock Plus com mais de 38 milhões de downloads no último ano e mais de 156 milhões no total, diferente do FlashBlock o Adblock bloqueia todo tipo de propaganda baseado inclusive em listas e os próprios usuários acabam ajudando para melhorar esse bloqueio, a navegação fica mais limpa e mais leve. E esse é só um dos muitos plugins para bloquear publicidade e tem para todos os navegadores.

Filtros de conteúdo no twitter

Chegou o twitter e com ele chegou pessoas querendo uma maneira de rentabilizar ainda mais uma vez o seu conteúdo ou trazer mais visitas para o seu site. O problema que as pessoas usam as ferramentas sem nenhuma moderação, ferramentas legais como TwitterFeed, Tweet Old Post e Buffer são usadas de maneira exagerada. Não demorou muito para que os desenvolvedores encontrassem uma solução, hoje muitos clientes de Twitter filtros de palavras, hashtags, filtro de aplicativos e até mesmo a possibilidade de “mute” numa pessoa.

Eu uso no meu Smartphone o TweetBoot por exemplo que tem todas essas funções, como uso o twitter principalmente para informações em tempo real fiz um belo filtro de alguns aplicativos automatizamos e palavras chave ( Oi, Michel Teló ) e hashtags como #ad, #old, #feed, #ads. Assim tenho um conteúdo mais direcionado.

Conclusão

Existem muitos outros exemplos, mas no geral funciona assim: Toda vez que os criadores de conteúdo abusam os leitores contornam a situação, contruir melhor a sua marca, entregar um conteúdo de qualidade faz valorizar automáticamente o seu site ou blog. Você pode perceber que todos que ganham realmente dinheiro com a internet são produtos de bastante originalidade e criatividade e esse conteúdo diferenciado ganha interesse de agências e empresas.

Parece que ficou mais complicado ganhar dinheiro na internet, mas na verdade nunca houve caminho fácil, se preocupe mais em valorizar o seu conteúdo do que de como rentabilizar ele. Não seja invasivo, procure conhecer melhor quem é o seu público.