Como funciona?

Os powerlines funcionam com um pequeno gadget que é conectado ao roteador e em uma tomada comum, transformando toda a rede elétrica em uma rede de internet. Para que a mágica aconteça é colocada uma segunda peça que se transformará em um amplificador, ela poderá ser colocada em qualquer tomada e automaticamente se transformará em um segundo roteador, podendo também ser usada como ponto de internet cabeada através da porta Ethernet.

O principio é usar a fiação de cobre para aumentar o alcance da rede Wifi, sem se preocupar com interferências físicas, como por exemplo paredes.

poweline-house

Infelizmente ainda é muito difícil encontrar powerlines aqui no Brasil, mas mesmo assim já tem sucesso internacional no mercado estrangeiro, sendo possível achar até mesmo modelos que são equipados com sockets, para que a tomada onde o dispositivo está ligado fique disponível para ser usada para energia.

Embora os powerlines sejam vistos como um item de varejo, afirma que muitas provedoras de banda larga ao redor do mundo, principalmente as que oferecem serviços de IPTV (televisão por internet) estão adotando esses gadgets para oferecer melhorias aos seus assinantes. O mais exemplo na América Latina é a Telmex, estabelecida no México.

Saiba mais como funciona o PLC e sobre os pontos positivos e negativos dessa funcionalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA