O Facebook tem uma versão “lite” do seu aplicativo desde 2015, dando aos usuários com telefones mais lentos e conexões de internet piores uma maneira decente para acessar a rede social. Agora, a empresa também lançou o Facebook Messenger Lite para Android, uma versão enxuta do app Messenger.

Nesta segunda-feira o Facebook disse que o app: “Oferece os principais recursos do Messenger para mercados com velocidades de internet mais lentas do que a média e para smartphones Android básicos.”

O aplicativo não chega a 10 MB e inclui as principais funções do Messenger, tais como enviar e receber mensagens de texto, fotos e links, bem como receber adesivos. Assim como o aplicativo do Facebook Lite, o ícone do Facebook Messenger Lite tem as cores invertidas: É azul no branco em vez de branco no azul.

Uma característica que o Facebook não menciona é que o possível impacto positivo sobre a vida da bateria. Através de experiências de alguns usuários já foi notado que o uso de Facebook Lite, em vez de o aplicativo padrão Facebook, e a bateria do telefone dura muito mais tempo. Vai ser interessante ver se o Messenger Lite salva a vida da bateria nestes casos também.

No entanto, nem todos os usuários serão capazes de mudar para versões Lite dos aplicativos do Facebook. O Facebook Lite não existe no iOS, e nem Messenger Lite. É um pouco lógico, dado que público-alvo do Facebook para os aplicativos são as pessoas com aparelhos Androids mais velhos e conexão mais lentas. Mas, dado o impacto sobre a vida da bateria, seria muito bom ter a opção Lite no iOS também.

O Facebook Messenger Lite foi lançando agora no Quênia, Tunísia, Malásia, Sri Lanka e Venezuela. Ele vai lançar em “outros países nos próximos meses”, disse o Facebook pelo seu blog.

DEIXE UMA RESPOSTA