Desde ontem, circulam rumores da aquisição do Orkut pelo Facebook numa transação milionária. Vários blogs e sites de notícias comentam detalhes da empreitada, que já teria até data prevista e valor definido (2oo milhões de dólares). O próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, teria confirmado os rumores e comentado planos de, em seguida, adquirir o Twitter. Agora é oficial: o Facebook vai mesmo dominar o mundoOs maníacos por conspiração estavam certos!

Peraí! É tudo mentira!!!

Como assim Bial?! Mentira? Mas…! Mas saiu na seção de informática dos jornais! Saiu em portais de notícias! Saiu em blogs jornalísticos sobre internet e tecnologia (nesse caso até com comentários e considerações sobre o alcance demográfico da plataforma)! Como assim é mentira? É o assunto do momento no próprio twitter!

“Bombando” nos blogs, nos portais e no twitter: claro que a gente não podia ficar de fora! E quando o telefone toca e o dono do blog pede um artigo, lá vamos nós sentar em frente ao PC e pesquisar (algo que claramente os outros sites não fizeram, óbvio!). E é aí que as coisas começam a ficar interessantes…

Uma simples pesquisa no google por “facebook compra orkut” e o suposto valor da transação retornam várias notícias, todas entre ontem e hoje. Até aí nada de mais. Só que, com exceção de um, praticamente todos os artigos da primeira e segunda páginas copiam a mesma notícia, palavra por palavra. Lógico que alguém deu a notícia e o pessoal saiu kibando alegremente.

E lá vamos nós atrás da fonte. Certamente que se a “assessoria de imprensa do facebook” divulgou alguma nota, haveria algum texto em inglês mencionando o fato. Talvez no The Guardian? New York Times? Ora bolas, na própria página da assessoria de imprensa do Facebook! – que seria quem divulgou o rumor, lembra? Nada!

Apelando para a busca do Twitter, encontro o primeiro tweet sobre o assunto. Ele foi publicado dia 3 de maio, às 20:52, e o link leva a um artigo publicado dois minutos antes, em um blog chamado… “Pernas curtas”. O texto do artigo é idêntico a quase todos os divulgados por aí. E o blog divulga notícias do tipo “Bin Laden foi morto enquanto mandava mensagens no Twitter”, “Restart participará de episódios dos Simpsons” e  similares.

É, parece que diploma de jornalista não faz falta mesmo…

Fontes: Ah, faça-me o favor!

DEIXE UMA RESPOSTA