É um jogo? É uma rede social? É uma bolsa de valores? Uma ferramenta de mídias sociais? Afinal de contas, o que é o Empire Avenue? É um pouco de tudo isso junto, e muito mais.

Seguindo os moldes de um mercado de ações, ele lembra uma espécie de “banco imobiliário”: o diferencial é que, aqui, você é o título à venda no mercado. Ou, mais especificamente, o valor das suas atividades e do seu círculo de influências nas redes sociais.

Empire Avenue

O que é o Empire Avenue ?

é um jogo integrado com as mídias sociais (Facebook, twitter, youtube), a brincadeira é justamente a sua interatividade na social media que conta pontos, o Objetivo do Empire Avenue é aumentar o valor da sua ação.

Como funciona ?

Ao se cadastrar no site, seu perfil se torna uma ação que pode ser comprada ou vendida por outros usuários – e você também pode comprar ações dos outros. Ao conectar seu perfil a outras redes sociais, como por exemplo Twitter, Facebook, Youtube, Flickr e até o LinkedIn, você vai ganhando “eaves”, que são a moeda virtual do jogo.

Quanto mais atividades você realizar nessas redes, seja postando, comentando, ou interagindo com outros usuários, você recebe mais eaves, e o valor do seu perfil vai subindo. Além disso, quanto mais os usuários dos quais você é “dono” vão interagindo em outros sites, mais o valor deles aumenta, e isso é repassado pra você, na forma de mais moedas ainda.

Existem duas formas de interagir com o Empire Avenue:

Influencer

É o tipo de jogador que tem uma presença forte nas redes sociais. Seja criando conteúdo (posts no twitter e facebook, vídeos no youtube, por exemplo), seja tendo outras pessoas interagindo com o seu conteúdo (replies e RTs no twitter, likes e comentários no facebook, etc.), o ponto forte de um influencer são as outras redes sociais nas quais ele é muito ativo, e essa atividade aumenta o valor do seu perfil no EA – fazendo com que o mesmo atraia a atenção dos investors e, assim, aumente ainda mais o seu valor.

 

Perfil do Rudá Almeida no Empire Avenue
O foco do influencer são as redes sociais

Investor

Um investor é alguém que compra e vende ações, como em uma bolsa de valores tradicional. Monta um bom portfólio de ações e acompanha as variações em seu valor, e vai lucrando com o comércio dessas ações. Um bom investor, por assim dizer, lucra com o trabalho dos outros.

Perfil do Gabriel Subtil no Empire Avenue
O que importa para o investor é o preço das ações

Note que você não precisa escolher entre ser um investor ou um influencer, você pode agir das duas formas ao memso tempo, experimentando até decidir qual das duas estratégias é mais confortável para você – ou até mesmo mantendo um misto das duas.

Como começar a jogar

Para jogar, é muito simples, basta se cadastrar. O site permite um cadastro “às antigas”, preenchendo nome e email em um formulário, ou então você pode se cadastrar usando sua conta do facebook.

Uma dica pra você já sair na frente: Se você fizer seu cadastro através desse link, você já começa o jogo com 2.000 eaves extras na sua carteira.

Como ganhar eaves dentro do jogo

Agora que você já fez seu cadastro, é hora de ganhar algumas moedinhas… Como fazer isso? Existem várias formas, uma delas é que o Empire Avenue possui um sistema de achievements, onde quase toda atividade que você realiza no site é recompensada em forma de bônus no valor de “eaves”.

Alguns dos achievements que eu já ganhei, e me renderam mais de 8.000 eaves (sendo que me cadastrei há menos de 24 horas):

  • Fazer um cadastro no site (1500 eaves – mais um bonus de 2.000 se você se cadastrou pelo link acima)
  • Me conectar a outras redes sociais (5.000 eaves, 1000 para cada rede social)
  • Convidar contatos por email (500 eaves)
  • Entrar na comunidade da sua cidade (200 eaves)
  • Entrar em uma comunidade de interesses (200 eaves)
  • Escrever a sua “biografia” – o famoso “about me” do perfil (100 eaves)

Existem literalmente dezenas de outros achievements, e quanto mais você joga e interage mais você ganha e o valor deles vai aumentando.

Além do sistema de achievements, enviar “shout outs” (mensagens) para os outros jogadores também conta como atividade.

Como ganhar eaves fora do jogo

Tudo o que você faz nas redes sociais conectadas ao serviço valem pontos:

  • Em primeiro lugar, conecte todas as suas redes sociais ao seu perfil.
  • Caso não tenha faça parte de alguma rede social, crie uma conta e conecte-a.
  • Crie conteúdo nas redes sociais (poste tweets, escreva no facebook, envie vídeos para o youtube, etc).
  • Faça conexões nas redes (ganhe seguidores no twitter, amigos no facebook, inscrições no youtube, contatos no LinkedIn, etc)
  • Outras pessoas interagirem com seu conteúdo (RTs no twitter, likes no facebook, etc)
  • Aqui vai o pulo do gato (Essa dica eu ainda não vi em lugar nenhum):
    • Se você escreve em um blog, você pode ganhar eaves pra cada post que você escreve.
    • No seu perfil, clique em “my connections” e depois em “Add New RSS Feed / Blog”. Insira os dados do seu feed.
    • Peça para 5 amigos visitarem seu perfil e clicarem em “endorse blog”.
    • Pronto, seus posts em blogs e sites contam como atividades.

Como atrair compradores

  • Torne seu perfil mais completo e mais interessante: coloque uma foto no seu perfil, preencha seus dados, entre em comunidades, preencha uma lista de “interests” para atrair compradores com gostos parecidos,
  • Escolha um “index” (uma espécie de “categoria”) e tente se tornar employee, manager, sr. manager, vice-president, cfo, president e finalmente CEO do index. Como fazer isso? Ao aumentar o valor das suas ações voce automaticamente vai subindo de ranking.
  • Receba recomendações (“recommended”) de outros jogadores.
  • Interaja nos váris chats na barra inferior do site
  • Escreva nas comunidades
  • Mantenha o valor das suas ações sempre em alta, nunca em queda.

Dicas para lidar com as ações

  • Compre na baixa e venda na alta. Não tem muito segredo. É como a bolsa de valores real.
  • Invista em jogadores iniciantes, porque são os que têm potencial para crescer mais (mais lucro).
  • Um perfil “forte” pode estar temporariamente em baixa, mas antes de se livrar dele analise se ele ainda é ativo no EA, nas outras redes sociais, se interage muito… Nesse caso pode ser uma boa idéia continuar com as ações dele.
  • Não queira comprar aqueles com valor mais alto sem critério algum. Comece com calma!

Dicas avançadas

Se você se empolgou com o Empire Avenue, uma ótima dica é usar os consultores (“advisors“), na seção “my stats”, ou estatísticas. São ferramentas que mostram relatórios detalhados do seu progresso nas redes sociais ao longo do tempo, pra você poder comparar onde estão seus pontos fortes e pontos fracos, em quais redes sociais você tem mais interações, quais posts tem mais sucesso, etc. Você encontra esses relatórios em my profile -> my stats, e alguns desses relatórios você gasta por volta de 1000 eaves pra poder ativar.

Bom, essses são os pontos principais a se entender pra poder começar a interagir no Empire Avenue. Espero que tenha gostado desse artigo. Se você abrir uma conta por lá, não deixe de investir umas açõeszinhas no autor deste artigo (RUDA) ou no dono do blog (SUBTIL).

4 Comentários

  1. Parabéns pelo post Rudá, muito bem explicadinho. Parece banco imobiliário mesmo. Como disse no grupo, eu corro de joguinhos, mas se este funcionar vinculado as contas das redes sociais e não precisar ficar entrando na página eu até experimento.

  2. Obrigado Viviane!

    Como também já disse lá no grupo, ainda é muito cedo pra saber se “essa onda pega”. Principalmente no quesito quanto a ser uma ferramenta válida ou não pra se medir influência em redes sociais. Existem inúmeros fatores prós mas também vários contra… Porém é inegável que já existe um grande “buzz” e cada vez mais empresas e profissionais das midias estão convergindo para o Empire Avenue.

  3. Porque nos jogos do facebook,por exemplo gosto de jogar o monsterworld mas as minhas varinhas magicas acabaram mas toda vez que vou comprar aparece alguns formularios pra preencher com dados de contas de bancos,numero de cartões de creditos…quero sabber se isso e serio se realmente e descontado da conta?
    Obrigada….

DEIXE UMA RESPOSTA