Hoje, os indesejáveis vírus de computador se propagam de diversas formas, tornando assim, cada vez mais difícil a tarefa de manter o computador livre dessas pragas. Contudo, pequenas atitudes podem ajudar o usuário a ter uma vida mais tranquila e segura. Você pode pensar que ter um antivírus instalado no seu pc, pode ser a solução de todos os problemas, mas esse é o pior pensamento que você pode ter. As dicas a seguir são simples e foram criadas por especialistas em segurança da computação.

Alerta de Vírus

  • Manter seu Sistema Operacional, programas e antivírus sempre atualizados. Muitos programas podem apresentar pequenas frestas que podem facilitar a vida de um possível invasor.
  • Sempre manter o firewall ativo. O firewall é o porteiro do seu o computador .
  • Depois de baixar algum arquivo na internet, sempre fazer a verificação dos mesmo com auxilio do antivírus. Essa atitude deve ser tomada também com arquivos copiados de qualquer unidade removível, seja ela de confiança ou não.
  • Sempre tenha um E-mail para assuntos de trabalho e outro pessoal. Tenha cuidado com arquivos enviados por E-mail, principalmente anexos.
  • Nunca utilize a mesma senha para suas contas. Crie senhas que apenas você conheça. Evite números de telefone, datas comemorativas e coisas parecidas.
  • Quando for comprar pela internet, verifique se o site possui uma criptografia segura. O endereço de sites seguros sempre começam com “HTTPS://“. Nunca faça compras de um computador que não seja o seu.

Muitas dessas dicas ajudam você, caro leitor, a se proteger da forma mais grotesca de ataque, a Engenharia Social. De acordo com a Grande Enciclopédia Livre, Engenharia Social são as práticas utilizadas para obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas. Com as redes sociais, conseguir informações como nome, data de nascimento e até numero de telefone se tornou coisa simples. Sempre defina seu perfil, onde contém informações pessoais, como privado e nunca aceite solicitações de amizade de pessoas que não conhece. Com poucos dados sobre você, uma pessoa mal intencionada poda causar grandes estragos. Seguindo essa pequena convenção, você pode ser um usuário mais feliz.

Aprenda a usar a navegação privada e não preciso falar para não sair clicando em banners do tipo ” você acabou de ganhar 1.000.000,00 de Reais” ou “Acaba de ser premiado!”.

Enchendo Linguiça.

O primeiro worm nasceu em 2 de novembro de 1988, com um proposito nada malicioso. Com a internet se espalhando pelo mundo, Robert Tappan Morris criou um programa para contar quantos computadores estavam conectados a “grande rede”. Ele explorava brechas de segurança existentes em softwares como o sendmail e um fornecedor de informações de usuários (fingerd).

O programa se espalhou por mais de 10% dos 60 mil computadores conectados a web, mas aconteceu um pequeno inesperado. O programa não se comportou como Robert gostaria e começou a sobrecarregar os sistemas infectados, criando varias copias dele mesmo. Robert teve que pagar uma multa de U$$ 10.000,00 e prestar 400 Horas de serviço social.

DEIXE UMA RESPOSTA