Nem sempre é fácil manter-se um passo à frente com questão ao espaço de armazenamento nos  smartphone, e de repente você se encontra sem nenhum espaço disponível e isso te impede de gravar novas fotos, sincronizar playlists e dentre outros fatores mais.

Aqui estão as maneiras mais fáceis e mais rápidas de obter algum espaço para respirar novamente.

Eliminar mapas em cache:

Sempre que viajamos partes remotas do mundo ficam armazenadas no cache como mapas off-line E essa característica  pode devorar gigabytes de espaço no seu aparelho, pois obviamente ter um mapa da “metade do país” guardado, se você viaja com frenquência, gastará espaço e espaço até demais.

Ainda assim para os aparelhos Apples essa não é uma solução realmente efetiva, já que o aplicativo usado pela Apple administra o cache offline automaticamente, mas você pode experimentá-lo para o Google Maps. No Google Maps, vá para áreas off-line a partir do menu principal do aplicativo, toque em uma área e você terá a opção de excluír do seu telefone.  Para evitar que isso aconteça no futuro, você pode definir áreas offline que vão apagar automaticamente após 30 dias: Na tela de áreas off-line, toque no ícone de engrenagem para transformar as atualizações automáticas em off.

Eliminar listas de reprodução sincronizadas

Fique sabendo que talvez todo o seu amor por dezenas de álbuns estocados em listas de reprodução pode ser uma das razões por trás de seus problemas de armazenamento. Então fique de olho!

No Spotify, por exemplo, ir a sua biblioteca no menu principal do aplicativo (ou guia de navegação) e verificar as listas de reprodução que você sincronizou estaram listadas em verde, vá a qualquer um e desmarque a chave seletora para o modo offline para apagar seu conteúdo a partir do seu dispositivo. Lembrando que você pode não receber de volta todo o espaço de imediatamente, mas o Spotify parece manter as faixas em cache por um tempo apenas no caso de você possa ter cometido um erro.

No Google Play Music, você pode ir no menu gerenciar downloads, Configurações no menu de aplicativos principal para ver faixas no seu dispositivo. Toque no botão laranja ao lado de qualquer lista de reprodução, álbum ou música para removê-los do seu telefone.

Em Apple Music, há uma entrada acessível para músicas baixadas na seção Música do aplicativo em Ajustes no iOS que você pode usar para apagar trilhas em cache.

Em Spotify, você também pode reduzir a qualidade das faixas armazenadas em cache para liberar algum espaço: a opção está nas configurações do aplicativo sob a Qualidade  da música da (Android) ou por trás do menu de qualidade de streaming nas configurações do aplicativo (iOS).

Apagar fotos e vídeos

Isso pode ser um grande problema, especialmente se você gosta de capturar suas proezas diárias com 4K em clipes de vídeo. Obviamente, você pode dirigir-se para a sua galeria de app de escolha e simplesmente apagar uma série de imagens e clipes, mas você provavelmente vai querer deixar a maioria deles. Sendo assim existem algumas soluções em nuvem que pode auxiliar no armazenamento, aumentando a capacidade de uso de armazenamento do seu aparelho.

Seria bom verificar um backup utilizando por exemplo Google Fotos, que permite escolher entre o armazenamento de originais e cópias redimensionadas na nuvem, portanto, apenas exclui as cópias locais se você está feliz com o arranjo que você tenha configurado para as que ficaram a disposição na nuvem.

No aplicativo Fotos da Apple no iOS é um pouco mais complicado para excluir cópias locais de arquivos, mantendo os backups do iCloud, os aplicativos são especificamente criados para manter tudo em sincronia. A única solução simples é usar a própria opção de  rmazenamento otimizada automática do iPhone da Apple a partir do Fotos e da Camera, configurando como estas serão utilizadas, como por exemplo através de cópias de baixa resolução no telefone quando o espaço é limitado, enquanto mantém os originais disponíveis na nuvem.

Excluir downloads do navegador

O Android prestativamente fornece uma aplicação de Transferências como app principal, assim você pode rapidamente verificar o que você tem e apagar qualquer coisa que você não precisa mais. Já o iOS, como você deve saber, não deixa fazer qualquer coisa tão perigosa como baixar arquivos e fotografias guardadas estão em seu aplicativo Photos.

Mas você pode limpar o site e dados de histórico de seus navegadores móveis também, no Android e iOS, mas a economia de espaço de armazenamento não vão causar um impacto tão significativo, recuperará um espaço pequeno, mas ainda assim é um espaço.

Excluir jogos que você não está jogando!

A desinstalação de Aplicativos  pode gastar uma boa parte do espaço no seu telefone, mas para realmente limpar o convés você precisa escolher os aplicativos de  acordo com tamanho e os jogos são muitas vezes os piores culpados (e também maiores) ocupando espaço no seu  dispositivo.

Antes de retirar qualquer aplicativo é importante que faça um check-in para saber se realmente irá deixar de usá-lo e se ele realmente está sendo disponsável para você no momento. Também deve se questionar o que acontece com todos os jogos salvos que você construiu, pois você pode querer voltar a utilizá-lo em algum momento, sendo assim se eles estão em um lugar seguro na nuvem (ou você simplesmente não quer maiseles), em seguida, escolherá apagar o jogo que não está mais jogando. No Android você pode ver quanto espaço cada jogo tem, indo para armazenamento de configurações e tocando em Aplicativos. No iOS, nas Configurações Gerais, Armazenagem e iCloud podem ser conferidos dentro do Uso e Gerenciar Armazenamento.

DEIXE UMA RESPOSTA