Quem tem Android é livre… Mas nem tanto. Existem softwares disponíveis no Market que têm seu acesso restrito em determinados países. Quem nunca tentou instalar um aplicativo no Android para receber a famigerada mensagem: Este aplicativo não é compatível com seu dispositivo. Mas calma, não se desespere: o Tambotraising ensina você a instalar esses aplicativos travados no seu smartphone ou tablet android.

Não consegue instalar apps no Android?

A culpa pode não ser do dispositivo, e sim uma restrição do próprio Google com base no país da sua operadora (Oi, Tim, Vivo, Claro, etc). O que acontece é que, dependendo do seu país, você simplesmente não consegue instalar determinados apps: o sistema do Market detecta de qual região você está acessando e bloqueia o download do aplicativo. Para saber se um aplicativo está bloqueado para o seu android, a melhor forma é verificar através do seu PC — fazendo o login no site oficial do Market e visitando a página do app que você quer instalar. Se houver bloqueio por causa do país, aparece uma mensagem como a da imagem abaixo (lado direito).

 

Lembrando que uma outra causa possível é que o app simplesmente não seja compatível com o hardware do seu equipamento, ou então com a versão do Android: nesse caso não há muito o que se fazer. Veja que no primeiro exemplo a mensagem é “Este item não é compatível com seu dispositivo”; já no segundo caso o erro diz: “Este item não pode ser instalado no país do seu dispositivo”. Para este último caso, nós temos a solução!

Como instalar “qualquer” programa do Android Market

interface do Market Enabler

Existe uma forma de burlar esta restrição: usando o Market Enabler, disponível (quanta ironia!) no próprio Android Market (o programa foi removido do Market, mas nós atualizamos o link). Após instalar o programa, escolha o código de uma operadora de outro país (normalmente USA ou America). Dois exemplos de programas Android com restrição geográfica são o Google Music e o Pandora, note que depois de rodar o Market Enabler a mensagem exibida vai mudar.

Pronto, agora é só instalar o app.

Atenção: para que o processo funcione, é imprescindível que o seu dispositivo esteja rooteado.