Assim que compramos nosso querido smartphone/tablet Android, a primeira coisa que queremos fazer é entupí-lo de aplicativos da Market. Mas, a grande dúvida é: por onde eu começo? Esse guia é justamente para tirar essa dúvida, e passar os melhores aplicativos para melhor rendimento e entrenimento no seu Android. Todos os aplicativos a seguir podem ser encontrados na Android Market.

Como instalar a Android Market no Coby Kyros?

você provavelmente deve estar se perguntando como acessá-los dentro da tablet e como baixar os aplicativos que te permite ver vídeos, ler gibis e as redes sociais. Nativamente, a Coby Electronics retirou a Android Market do tablet.

Mas, isso pode ser corrigido com o nosso tutorial de Como Rootear e Instalar a Android Market no Coby Kyros.

Sistema

Esses aqui são alguns aplicativos importantíssimos para o funcionamento do seu Android. Sem eles, provavelmente você passará perrengues e travamentos.

  • AndExplorer – FREE

Se o seu Android realmente vier zerado, ele não veio com file manager(gerenciador de arquivos). O AndExplorer é leve, bonito e ainda é um excelente file manager. Com ele é permitido Copiar/Colar/Recortar arquivos, permite extrair .ZIP/.RAR e ainda vem com o QuickOffice integrado, permitindo a visualização de TXT/DOC/PPT/PDF e mais.

  • Advanced Task Killer – FREE

Com certeza um dos melhores apps de toda Market, sem ele sua vida no Android vai ser complicada. O motivo é que, infezlimente, nem todos os apps tem o botão “Sair/Quit”, portanto, se apertamos o botão Home na sua maioria, ele apenas minimizam e assim ocupam espaço na memória, o que no caso de muitas tablets com android, não é grande. O Task Killer é o “Finalizador de Tarefas do Android” e seu serviço é sempre necessário quando o smartphone/tablet começa a ficar lento e travar.

  • Wi-fi Explorer – FREE e PRO

Um problema em alguns aparelhos android, principalmente tablets, é que o cabo usb não carrega a bateria. Então ao contrário de um smartphone já fica a todo momento com o usb plugado para energia e dados, no caso de tablets, é o contrário, fica mais tempo plugado na tomada do que no PC para trasnferir os dados. O Wi-fi Explorer é uma mão na roda, porque ele passa os arquivos do PC pro aparelho PELO WI-FI. Permitindo que você carregue ele na tomada de outro cômodo, por exemplo, enquanto vocês transfere os arquivos. E esse transferimento é feito a partir de uma página que pode ser acessada pelo browser quando app está ligado. Tirando a necessidade de instalar algum programa no PC esse processo.

Internet e Mensageiros

  • Opera Mini – FREE

O Android tem seu browser nativo que até é bom, mas só quebra um galho. Browser de verdade só através de aplicativos e, sem dúvidas, um dos melhores é o Opera Mini. A grande vantagem nele seriam as múltiplas abas, feature já comum no PC, mas, que não acompanha o browser nativo. A grande vantagem dele seria o Speed Dial. Sua página inicial, é uma págima com varias miniaturas de sites que o usuário acessa frequentemente, podendo acessá-lo a um clique evitando que se digite o mesmo endereço várias vezes. O que chama atenção também é a integração com Twitter e Facebook permitindo compartilhar qualquer site a qualquer momento e a sincronização com o Opera do PC.

  • Ebuddy – FREE

Para as opções de conversação, o Ebuddy é o mais conhecido e não é a toa. Além de simples e efetivo, ele agrega todos os mensageiros no mesmo aplicativo, evitando ter que abrir varios aplicativo de conversações diferentes. O Ebuddy suporta MSN, Yahoo, AIM, Gtalk, MySpace, ICQ, Hyves e Facebook. A feliz surpresa foi este suporte ao chat do Facebook, já que o app do Facebook para Android é um pouco limitado e uma delas é não poder conversar coms eus contatos.

  • Skype – FREE

O software de conversa através de VoIP mais famoso da internet também no Android, e com aplicativo oficial. Como muitas pessoas o usam como mensageiro, e alguns até preferem ele ao MSN, o app até já era esperado. A grande surpresa foi ver como o aplicativo é bem feito, desde uma interfação belíssima digna do skype, até a parte de conversação. Apesar de só ser possível ouvir claramente o contato com os fones de ouvido do tablet, isso é compensado com o alcance do microfone. Segundos relatos de amigos com quem testei o app, o microfone tem uma qualidade boa e não é necessário ficar próximo do microfone do tablet para ser ouvido. Com certeza, quebra um galho ótimo.

Player de Vídeo e Leitores

  •  mVideoPlayer – FREE

O player de vídeo nativo do coby kyros já é bem satisfatório por si só, mas, com esse aplicativo você não terá mais problema nenhum em reproduzir vídeos. O mVideoPlayer além de ter um bonito filemanager/gerenciador de arquivos para os arquivos suportados, ele suporta todo e qualquer formato de vídeo: AVI, RMVB, WMV e até o dificilmente suportado MKV. Um destaque interessantíssimo nele, seria a total customização da legenda em tamanho, cor e alguns efeitos. Além de controles de volume e brilho acessíveis com um simples toque na tela enquanto o vídeo é executado.

  • Aldiko – FREE

Pra maioria das pessoas, comprar um tablet é sinonimo de ebooks. Devorar ebooks ate´dizer chega, e é claro que não poderia faltar um aplicativo para isso no Kyros. Pra nossa sorte, ele já vem por padrão no tablet, mas a versão é antiga. Por isso, aconselho a dar uma passada na Market e autalizá-lo o quanto antes. Sobre o aplicativo em si não tem muito o que se falar, é um bom leitor de ebook e cumpre seu papel dignamente. Agora, evite ao máximo abrir PDFs cheio de imagens com ele, porque pesa o app e ele não controla o zoom. Em alguns casos, o Aldiko não reconheceu automaticamente o ebook adicionado ao cartão de memória/memória interna sendo obrigado a importar manualmente.

  • Perfect Viewer – FREE

Os amantes de quadrinhos vibraram quando viram um tablet a primeira vez,e  perceberma que poderia ser um ótimo leito de hqs. Bem, vocês não estavam errados. O Perfect Viewer é um leitor de quadrinhos digital com suporte a RAR, ZIP, CBR, CBZ. Eu, particularmente, só comprei meu Coby Kyros por causa da leitura de quadrinhos, o resto foi bônus, e não me arrependo. O nome pode parecer arrogante, mas não é. Com leves ajustes, se torna um dos melhores aplicativos do tablet. Segue um mini tutorial para se seguir ao instalar o app:

  • Infelizmente, a baixa memória do Coby não permite que os quadrinhos sejam lidos no formatos RAR/CBR sem fechar. Mas, isso é fácilmente resolvido.
  • Extraia o RAR/ZIP para uma pasta, e o PV! lerá tranquilamente o quadrinho. Caso o arquivo seja CBR/CBZ renomeie para RAR/ZIP e repita o processo.

Agora, que você já pode abrir hqs sem problema, aperte o botão Menu, clique em Open File e escolha alguma hq que esteja no cartão de memória/tablet.  O PV! usa toda a tela como um imenso menu com vários botões e variadas funções, todas elas funcionam mesmo sem marcação visual. Para ver quais são essas funções e os pontos na tela:

  • Aperte o botão Menu , procure o penúltimo ícone e clique em Assign touch screen function
  • Use isso para memorizar e/ou alterar as funções do toque, após isso aperte o botão cinza frontal Back

Para uma leitura mais agradável faça as seguintes alterações:

  • Aperte o botão Menu e procure o penúltimo ícone e clique em Preferences
  • Vá em Browse & Navigate Settings e Clique em Auto Open Next/Previous folder. Ao final, aperte o botão cinza frontal, Back.
  • Vá em Miscellaneous Settings e clique em Load Last File. Ao final, aperte duas vezes o botão cinza frontal, Back.

Pronto! Seu Perfect Viewer já está preparada para a leitura de quadrinhos digitais. Recomendo a todos que após este pequeno tutorial que olhem a seção de Preferences(penultimo icone) e Zoom(terceiro icone) para customizarme pro completo o PV!

Redes Sociais

  • Twitter – FREE

No começo pra acessar o twitter por smartphone só com aplicativos terceirizados como tweetdeck, tweetcaster e etc. Mas, há um tempo a equipe do Twitter começou a investir em aplicativos oficiais. No caso do Android, posso afirmar que é um dos melhores. Simples e intuitivo, aprende-se a mecher nele com facilidade. Timeline, Replies e DMs todos divididos por abas, além da outra aba com favoritos e as listas. Seus diferenciais de algusn apps de twitter são a busca por termo ou arroba, salvar rascunho de tweet, poder ampliar o avatar (acredite mts nao tem isso), verificar se o usuario te segue (útil) e abrir dentro do aplicativo fotos enviadas em twitpics e yfrogs da vida (MUITO útil). E graças a atualização recente, é possível gerenciar mais de uma conta.

  • Facebook – FREE

A (provavelmente) rede social mais usada pelos internautas também está no Android, e com aplicativo oficial. Segue a linha do twitter sendo simples e bem objetivo. Mas, não pense que dá para se fazer muito com ele, além de alterar seu perfil e acompanhar/comentar as notícias de seus amigos qualquer coisa lém disso ele já te linka para a página mobile do facebook no navegador. Coisas como notificações novas, cutucadas e eventos só podem ser vistas no navegador. Principalmente as notificações, que no aplicativo são um pouco falhas. E pra quem usa o Facebook como chat se decepcionará com esse aplicativo, mas pra isso tem o Ebuddy citado anteriormente.