Samsung deve estar fazendo uma aposta com seu novo produto, o Samsung Galaxy Note. Um smartphone, um tablet ou um novo segmento no mercado? Com funções de um smartphone mas com dimensões generosas, a Samsung tenta trazer de volta os usuários dos antigos PDA e junto uma nova dúvida: seria uma segmento a ser explorado?

(PDA, para quem não sabe, são os antigos assistentes pessoais — coisa que vem antes de nosso conceito atual de smartphone. Grande charme eram as canetinhas, que Steve jobs matou quando apresentou o primeiro iPhone em 2007. Das marcas mais populares dos PDA alguns aqui devem lembrar do Palm, que anda sumido do mercado nacional).

Samsung Galaxy Note

Samsung Galaxy Note

Voltando a falar da Samsung, a nova aposta é um aparelho com tudo que um Smartphone pode oferecer, mas com uma tela de 5,3 Polegadas, ou seja, maior que o Samsung Galaxy S2. Mas a proposta do Galaxy Note está na interface que a Samsung já incluiu em alguns aplicativos. O aparelho traz incluso uma canetinha e com ela temos diversas interações com os aplicativos.

Proposta

Eu acho a proposta da Samsung muito ousada: com o Galaxy Note não precisaríamos de outro Smartphone. Entretanto como um Smartphone principal, ele seria muito grande mesmo para pessoas maiores. Para algumas tarefas corporativas é perfeito — palestrantes, jornalistas e médicos vão simplesmente amar esse aparelho. Mas na minha visão, eu só vejo o usuário realmente satisfeito usando ele como um segundo aparelho, secundário ao seu Smartphone principal. E aí seriam dois custos, duas contas, duas baterias para carregar…

O S.O. utilizado é o Android, e ao que parece a Samsung não só promete os upgrades para o sistema mas também o SDK para os desenvolvedores criarem novas aplicativos para uso com a caneta. Com isso, eu imagino que não demore para que apareçam aplicativos explorando o uso da caneta também no Galaxy S2 ou em outro Android. Em um cenário assim, o Note teria o diferencial do tamanho da tela e a resolução de 800 x 1280, o que deve garantir melhor precisão.

Especificações Técnicas do Galaxy Note

  • Processador: 1.4 GHz Arm Dual-core
  • Memória: 1 GB
  • Câmera: 8MP com Flash Led e Filma em 1080p. (Externa) e 2 MP (Frontal)
  • Tela: 5.3′ Super Amoled
  • Peso: 178 gramas.
  • Bateria:  2.500 Mph.
  • Android: 2.3.5 (Upgrade para 4.0)
  • Cores: Branca e Preto.

Considerações Finais

Esse é um produto que vai atender a um segmento do mercado, particularmente não acredito que venha se popularizar como deseja a Samsung, segundo a reportagem do Olhar Digital. Para pessoas que gostam de jogar ou produzir conteúdo vai ser um boa alternativa. Mas na minha opinião, para a maioria dos consumidores o Samsung Galaxy S2 já estaria de bom tamanho (com trocadilho).

Artigo Patrocinado