Sync.me - Logo

O Aplicativo Sync.me para Android ou iPhone, expõe intencionalmente os dados dos usuários. O Aplicativo promete organizar os dados dos contatos do seu celular e sincronizar com suas redes sociais é um dos aplicativos mais populares na Apple Store.

O que os usuários não sabem que o número do seu celular junto com seu nome de cadastro no aplicativo é usado em um sistema de busca próprio online no site do aplicativo. Hoje se você for diretamente ao site, pode buscar qualquer número de algum usuário que não tenha solicitado a retirada das informações e o aplicativo não deixa claro isso nas lojas de aplicativos.

Sync.me na Apple Store

Sync.me na Google Play

Obviamente podemos pensar nas tais letras miúdas que nunca lemos, mas os termos de privacidade da empresa ( que estão somente em inglês ) não deixam claro que eles vão pegar o seu número de celular e permitir que busquem diretamente no seu website e pior, você pode achar o seu número pelo Google, a única menção nos termos de privacidade que seu número vai ser incluso no diretório. ( Print dos termos completo no dia de hoje deste artigo, caso mudem )

Diretório Sync.me

O Diretório de Busca do Sync.me

diretorio-sycn-me

Resultado de Busca do Synce.me

Toda a busca é feita sem nenhum cadastro, basta responder um pequeno captcha!

Eu já fiz uma busca reversa pelo Google e pelo menos através do nome não é possível encontrar números relacionados, mas ainda assim é uma grande falta de transparência e de respeito com usuário, o print que fiz da apple store foi da loja americana, mas nas lojas Brasileiras oficiais das plataformas é possível ver toda a descrição do aplicativo e inclusive as imagens de divulgação em português, mas a única relacionada ao diretório do aplicativo, apenas nos termos e em inglês!

Removendo seu numero do diretório do Sync.me

Felizmente ( né, que bom, olha que empresa legal ) eles permitem que você solicite a retirada do seu número do sistema deles pelo link – https://sync.me/optout/ e prometem remover em 24 horas!

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA