Estação Rádio Base (ERB)
Estação Rádio Base (ERB) – Fonte: Wikipédia

Com a diversidade de tecnologias que temos na palma da mão em nossos smartphones, pouco procuramos informações em lugares “oficiais”, as principais operadoras do país já disponibilizam mapas próprios em seus sites mostrando claramente a cobertura dos seus sinais de voz e dados ( EDGE, 3G e 4G ), todos os links dos mapas estão na página do Mapa do Sinal 3G aqui no Tambotech.

Além das operadoras, A ANATEL tem um sistema antigo de consulta com poucas opções mas bastante eficiente, um melhor sinal da sua operadora pode estar ligado diretamente a quantidade de antenas em sua região e com boa “visada”, essas antenas são as chamadas ERB – Estação Rádio Base e eu também já escrevi sobre o Mapa de ERB’s da Anatel aqui no Blog.

Mas com um aparelho que tem GPS na mão e um mundo de aplicativos multiplataformas, podemos pelo nosso smartphone ter todas essas informações já organizadas e comparadas.

Melhores aplicativos para achar o sinal de celular

Simet

Para começar o Simet, realmente o melhor medidor de internet, já escrevi como melhorar o seu sinal wireless do seu roteador com ele. O Ponto alto deste aplicativo é ele ser do Nic.br, uma entidade sem fins lucrativos e que já coordena os dominios “.br”.

Anatel

A Anatel tem até um aplicativo interessante, mas ele só dá informações condensadas dos municípios, para um comparação geral do seu município ou quando você vai viajar ou até mesmo se mudar pode ser útil. Busquem na loja de aplicativos por: “Anatel Serviço Móvel”

Opensignal

Até escrever este artigo, não conhecia o Opensignal, é um canivete com muitas opções. Talvez o melhor aplicativo neste segmento, ele realmente muitas informações.

Aplicativos de Cobertura de Sinal das Operadoras.

Abandonados, mas encontrei aplicativos da Vivo e da TIM lá na loja do iPhone, cheio de bugs e bem largados, não sei se as informações estão atualizadas como o aplicativo da Anatel ou no Opensignal.

Todos os Aplicativos acima podem ser encontrado para Android ou iOS ( iPhone/iPad ), bastam ir em suas respectivas lojas de aplicativos.

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA