Nota Fiscal Eletronica

Algumas empresas já estão se adequando a Nota fiscal eletrônica, criada para que o governo consiga ter maior controle a fim de evitar fraudes.

Eu presto serviço de suporte a uma média empresa que logo no primeiro dia teve problemas, o software de emissão das notas, chamado de “Software Emissor NF-E”, parou de funcionar logo assim que funcionária ligou o computador, ela percebeu que toda vez que reiniciava o computador o atalho na área de trabalho sumia e assim não podendo executar o programa.

Colocando o Atalho do NFE

Primeira coisa que achei estranha é justamente isso o Emissor depende unicamente desse atalho, então reinstalei o programa, e vi onde esse atalho tinha como destino, vendo logo reparei que o programa foi feito em Lisboa mal projetado, o destino do atalho vai para C:/windows/system32…./CACHE….

propriedades do Atalho

C:\WINDOWS\system32\javaws.exe -localfile "C:\Documents and Settings\%user%\Dados de aplicativos\Sun\Java\Deployment\cache\6.0\30\785aa59e-629713f8"

O atalho se executa a partir de algum comando dado dentro de uma pasta destinada como cache do java, então logo se você limpar o cache do java! vai parar de funcionar o programa.

Vamos a definição:

Cache:

“…é um bloco de memória para o armazenamento temporário de dados que possuem uma grande probabilidade de serem utilizados novamente.
Uma definição mais simples de cache poderia ser: uma área de armazenamento temporária onde os dados freqüentemente acedidos são armazenados para acesso rápido” (fonte:wikipédia)

Logo esse programa não podia depender da pasta Cache do Java, tá mas,”Por que o emissor para de funcionar quando eu reinicio?”

Derrepente não pode acontecer com todo mundo, mas no meu caso eu programo a limpeza dos arquivos temporários dos computadores dos meus clientes, utilizo o Ccleaner, muito bom para isso, no caso do Ccleaner ele limpa toda vez que inicia o sistema.

Então se você programou o Ccleaner, o algum tipo de limpeza, verifique a opção de limpeza do cache do Java. E vamos esperar os programadores do Emissor, criarem uma maneira mais estável.