Hoje ao comprar uma Webcam ou uma Câmera Digital, entramos em contato com essa especificação, o Pixel Interpolado, na maioria das vezes no manual de instruções ou na caixa do produto vem definido em “Mega” como Mega Pixel ou MP Interpolado.

Ontem fui comprar uma Webcam e acabei 30 minutos numa discussão com vendedor que queria me vender uma câmera com apenas 1.2 Megapixels, e eu estava procurando uma de 5 MP, afirmava o vendedor que os “5 Mega” das Webcam “baratas” eram “falsos” eram os Interpolados. Acabei vindo para casa e entrei em fóruns para sanar essa dúvida.

Existem 2 tipos de Pixels, os criados por hardware e os de software, os criados por hardware é a qualidade real do equipamento, aqui no Rio de Janeiro, uma Webcam em torno de 300KP a 450KP é uma média de de 70 a 80 reias. só que seus Softwares produzem no total de 2MP as vezes 3MP, fazendo a interpolarização dos Pixels que faltam para completar a imagem ampliada.

Ou Seja: O Pixel Interpolado é um preenchimento de cores semelhantes as adjacentes, definido pelo Software, não existe uma tabela de correspondência definida, cada fabricante faz um distinto de outro, já vi câmeras de 300K ou 450K com 2Mp interpolado.

Esse “k” é de Kilobytes e que 1024K é 1 Megabyte, isso acaba trazendo um desconforto para o consumidor que na maioria da vezes é leigo no assunto. Entenda que quando você comprar uma Webcam de 2, 3 ou 5. preste atenção nos Kilobytes hoje na maioria vezes é esse que está produzido pelo hardware, é claro que existem cameras com Megapixels tambem produzidos pelo hardware só que são muitos mais caras.

Hardware é parte física do equipamento e software é a parte lógica, o que instalamos em nosso Sistema operacional, uma boa câmera para ficar no Msn ou Skype é com pelo menos 300 Kilobytes Reais.

1 Comentário

  1. pow gabriel, legal seu artigo, nem sei quanto tempo tem mas há 2 coisas a comentar:

    Há um erro no penultimo paragrafo, voce se refere 2 vezes a hardware, quando na verdade a primeira referencia seria software (inicio da penultima linha).

    Quanto a unidade de medida, a IEC definiu em 2000 uma nova unidade de medida para as bases binárias (2). Portanto, não é mais correto afirmar que um KBYTE é = 1024 bytes.

    1 KBYTE = 1000 bytes.
    1 kibibyte = 1024 bytes ( eu não escrevi errado é kibi mesmo agora).

DEIXE UMA RESPOSTA