Memorias RamsEsta ai uma discussão interminável, além de se manter atualizado o maior problema, principalmente de quem está começando é justamente quanto e como cobrar do cliente, na casa de cliente, a situação fica um pouco mais delicada.

Trabalho como suporte de informática desde dos meus 17 anos, lembro muito bem como, comecei e desde no inicio me preocupei com o preço que deveria cobrar aos meus clientes, infelizmente o mas certo a dizer que cada cliente é um cliente, cada caso é um caso, mesmo assim vou mostrar uma formula simples, talvez inventada por mim, apesar de na verdade ser uma questão de lógica.

Uma vez ouvir de um especialista em economia dizer que um profissional autônomo, deveria estipular seu preço baseado no salário médio praticado no mercado divido por 21, que seria os dias úteis:

Salário Médio /21 = Preço da diária.

Eu apenas aperfeiçoei e trouxe para o mundo da informática essa simples formula. Afinal sábado e domingo é que eu mais fiz. vamos a minha formulá, primeiro alguns pontos:

  • Passagem
  • Almoço
  • Cursos
  • Custos de serviço (Óleo, Mochila, Limpa contato…).

Vamos dividir também duas coisas, existe o serviço e a visita, são duas coisas distintas, mas uma completa a outra. então vamos fazer a primeira formula para saber a nossa visita:

Visita = Salário médio/21 = Diária

Trabalhos nos domingos e feriados, não estou colocando nada integrando a essa valor, mas você aumentar caso ache direito seu uma “hora extra”. vamos a um exemplo, suponhamos que o preço médio de Técnico seja de R$ 500,00:

Visita = 500,00/21 = 23,80

Temos então nossa visita, calma que ainda vou chegar no preço que vocês querem ver. vamos aos custos, digo os custos para atender o cliente; passagem e almoço. você também pode simplesmente definir um custo diário, digamos 20,00, apesar de variável.

23,80 + 20,00 = 43,80

Prontinho, agora some ao serviço. Temos dois cálculos para serviço, o primeiro é simplesmente pesquisar no ser bairro com seus colegas fazer uma média e simplesmente somar, ou não, com sua visita, pois o preço poderá ficar bem acima do mercado.A Segunda formula para calcular é mais uma invenção da minha cabeça, mas lembro que não passa de questão de lógica. apenas escrevi para entender melhor.

Simples, some os custos que você teve para saber, quanto você gastou com cursos, dias perdidos, luz, equipamentos. e simplesmente deduza um preço. Exemplo:

  • Curso de Manutenção – 150,00 por mês + 2 tarde perdidas na semana + custo

é como se tivesse quase 300 reiais de gastos só para me aperfeiçoar, você pode deduzir ou simplesmente dividir pelo numero dias, como se fosse um custo a mais diário, vamos ver um exemplo e dedução por serviço.

  • Formatação, Windows Xp/ Desktop. – 35,00
  • Formatação, Windows Vista/Desktop – 40,00
  • Atualização de programas, Antivirus, office, codecs – 25,00

Agora é somar tudo, exemplo, um cliente me chamou para, instalar o windows xp na sua maquina:

Custo + visita + Serviço

  • 20,00 + 43,80 + 35,00 = R$ 98,00.

Justamente o que está média do mercado que é de 80,00 a 120,00. você calculando assim fica fácil de dar desconto, se eu tivesse que voltar na casa desse mesmo cliente, cobraria apenas a visita. inclusive a visita acaba para a gente técnico como se fosse a hora, uma formatação que demora em média de 1h e meia, se começasse a demorar a muito para acabar, é só ih Somando a visita.

Levando em consideração também que o custo é variável para cada cliente, uma formatação para meu vizinho seria uns R$ 78,00 posso até cortar também a visita, ou só cobrar a visita, arredondando para 40,00 ou 50,00.

Se tivesse 2 maquinas é somar o serviço e não a visita, eu (eu disse EU) acho errado cobrar a visita pelo números de maquinas, prefiro somar pela hora, sai justo ao cliente, e não fica ruim para a gente.

  • 20,00 + 43,80 + 70,00 = 133,80

E o melhor, se for atender mais de 2 clientes num dia, pode da desconto cortando o custo.

Espero que vocês usem essa fórmula mais como um CONCEITO, só para entender como funciona, também recomendo nunca cobrar muito barato, porque mas cedo ou mais tarde a sua qualidade de serviço vai ficando defasada.

Como eu falei essas formulas ai em cima, foram coisas que inventei, mais não passam de uma questão de lógica, é interessante também para quem é atendido por esse tipo de serviço, para entender a quantidade de custos que temos.

3 Comentários

  1. Caro colega, essa ideia foi sensacional, agora não tenho mais duvida de quanto cobrar depois de semanas pensando no assunto, achei este post, muito obrigado mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA