Mac Address é como uma impressão digital do equipamento de rede, tudo que se conecte a uma rede tem esse número único para que seja facilmente identificado pelos administradores da rede.

Esse número é usado pelas operadoras e provedores de internet, usam o Mac Address para ditar em suas redes diversas “regras”. Controle de consumo de banda e velocidade por exemplo.

Nos provedores de internet a Rádio, para se ter um controle do cliente, Os provedores limitam o acesso a um único número de Mac Address, com isso por exemplo, você não pode conectar outro computador e usar a internet, sem ligar para o provedor.

Para quem quer montar uma pequena rede dentro de casa e dividir sua internet, os roteadores vem com um recurso de Clonar o Mac Address, assim não precisamo ligar para o provedor para pedir liberação da conexão.

Antes de explicar como clonar, eu recomendo a leitura de 2 artigos para você se familiarizar com a console de configuração de alguns roteadores:

Clonando Mac Address do Linksys

É muito semelhante o procedimento de como fazer a clonagem no roteador, quase sempre fica junto com as configurações de wan, a maioria do Linksys são semelhantes a imagem abaixo:

Clone Mac Address - Linksys

Selecione Enable, clique em “Clone Yout Pc’s MAC” e manda salvar.

Cobrança de um ponto Adicional com Roteador.

Diversos clientes e amigos sempre me perguntaram sobre a cobrança de um ponto adicional, não vou entrar aqui em questões legais. Já que estou ensinando esse recurso do seu roteador devo lembrar que a operadores só deve cobrar um único ponto de acesso a internet,  se seu provedor fornece apenas um ponto, ele deve cobrar apenas um ponto.

Devo lembrar que a responsabilidade do seu provedor é somente a esse ponto, então, se achar que caiu a internet, primeiro ligue e desligue o roteador, tendo não funcionado, conecte o cabo do seu provedor em seu computador mude as configurações da sua maquina para a dor provedor e teste.

Qualquer teste com o Provedor deve ser feito com a maquina isolada.

IP Fixo no seu provedor.

Presta atenção que o IP do seu provedor, se ele for fixo não esquecer de alterar tanto no roteador como na maquina, sempre recomendo você fazer isso com técnico especializado.