@oficialjoao Dorme tranquilo

Como a maioria já deve saber, estou presente na Campus Party 4 a semana toda, uma coisa que eu reparei que rede wireless aqui não funciona, tem até 2 redes do evento mas no geral não funciona. Então na verdade tem rede wireless no evento.

Velhos problemas e nenhuma solução

As redes wireless funcionam numa freqüência 2.4 ou 5.0 GHZ, isso os aparelhos que são comercializados. Estão divididos em três bandas (b/G/N) em 14 canais, normalmente as pessoas usam aparelhos de 2.4 ghz e usam a banda G. Aqui no Campus mostra um exemplo grave de como poder ser o futuro.

Aqui no Campus eu já avistei umas 50 redes wifi, creio que 95% está usando entre os 12 canais da rede g em 2.4, que são mais populares no Brasil, Ou seja, as redes dão conflito umas com as outras e ninguém usa nada.

Ainda tem o problema de que aparelhos mais antigos só deixa funciona em 12 canais e tem ainda regulamentação para não poder alguns canais.

Futuro

Fico imaginando como será o futuro, com o tempo estamos cada vez mais ficando sem fio, ainda vejo poucas soluções para evitar conflitos realmente implantadas no Brasil, caso sempre dependemos do técnico. A melhor solução é trabalhar com a banda B que gera menos interferência ou se você quiser comprar um aparelho que emita o sinal em 5.0GHZ, mas nem o iPhone recebe em 5.0GHZ, Sim pequena salsa, Além do Acces Point o cliente wireless tem que poder receber na mesma freqüência.

3 Comentários

  1. Boa dica Gabriel,

    Estarei presente na Campus Party 2012, será a minha 1.a vez e tenho justamente essa dúvida.

    Não levarei Note ou Desktop, estarei levando apenas meu iPhone 4 e iPad 2.

    Pelo jeito se eu levar meu WiFi Router (TP-Link) vai ser apenas mais 1 pra causar confusão não é?

  2. Acharia válido se a Campus Party restringisse redes Wi-fi que não fosse de seu consentimento há um raio de tantos km. Logo poderia-se usar 11 ou 12 canais (pontos de acesso) de diferentes acessos sem ter interferencia entre as conexões e todos sairiam felizes. OS rádios 5.8GHz são compativeis com bandas A/N, mas o IPhone é compativel com a banda N apenas para rádios 2.4GHz, o que entristesse muito. =/

DEIXE UMA RESPOSTA