Nesta quarta-feira a Microsoft lançou a versão RTM do Windows 8. A sigla, do inglês release to manufacturers (lançamento para montadoras) significa o S.O. está pronto para ser distribuído às empresas parceiras que irão fabricar dispositivos para Windows 8, as chamadas OEMs. Companhias como Lenovo, Acer, ASUS e Toshiba receberam a última versão do sistema operacional antes da sua chegada definitiva às lojas dia 26 de outubro.

Não é a primeira vez que a Microsoft realiza o lançamento de uma versão RTM do Windows: edições anteriores do sistema operacional, como XP, Vista e 7 também tiveram suas RTMs. Há diferenças significativas desta vez, como o fato de que agora a Microsoft é concorrente de suas próprias parceiras.

Windows 8 RTM vem com Windows Store

Outra novidade presente apenas na versão RTM em diante é a presença da Windows Store, a loja de apps da Microsoft que funcionará para desktops, tablets e smartphones de forma similar ao Google Play e à App Store da Apple.

Embora a versão definitiva do Windows 8 só chegue aos consumidores finais do dia 26 de outubro, desenvolvedores poderão ter acesso ao RTM no dia 15 de agosto, através da própria Microsoft, junto a uma versão definitiva do Visual Studio 2012, próprio para criação de apps para o novo sistema.

 Quem não quiser esperar até 26 de outubro pode experimentar a última versão anterior ao RTM, o Windows 8 Release Preview, que pode ser baixado gratuitamente e funciona durante um ano.

Fonte: Wired.

DEIXE UMA RESPOSTA