Para compartilhar arquivos no Windows 7 o primeiro passo é você configurar as opções de rede avançada lá no painel de controle:
- Iniciar > Painel de Controle > Escolher Opções….

Nesse tutorial eu vou mostrar uma maneira de compartilhar para ficar depois similar ao sistema do Windows Xp, depois vamos nas configurações avançadas.

Dentro dessas opções, Ative o compartilhamento de arquivos, se preferir ative também para as pastas públicas, particularmente prefiro e definir cada pasta que um usuário da rede possa acessar:
- Ative a descoberta de Rede
- Ative o Compartilhamento
- Pasta Publica é opcional
- Desative o Compartilhamento pela Senha (para que todos possam acessar direto)
- A Criptografia, se tiver outros sistemas na rede, escolha a segunda opção.
![]()
Existem dois Perfis de rede a configurar, “Público” e o “Doméstico ou Trabalho”, o perfil “Público” que é para uso em hotspots públicos, favor deixar desabilitado o compartilhamento para sua segurança.
Depois de tudo configurado, vamos habilitar agora a pasta que deseja compartilhar.

Vamos compartilhar para “Pessoas especificas”

Adicione o “usuário” “todos” e permita leitura ou leitura/gravação
Assim você está habilitando para todos os usuários da rede poderem ler ou gravar, dependendo claro da sua escolha. Essa dica faz que o Windows Seven fique facilmente compatível com rede em XP, acredito eu até em 98.









Esse recurso é bom,mas prefiro criar minhas próprias pastas de compartilhamento.
Agora outra coisa sobre rede..
Tenho aqui duas máquinas ligadas a um router e então ao modem.Rede doméstica.
Sob o 7(mesmo CD)surge um conflito entre ipv4 e ipv6 nas duas.Adiciona-se sozinho uma rede Pública e fico sem web.Daí tenho q desativar e reativar esses protocolos.Então funciona.
Que raio é isso?
@manuel!
Tira os Ipv6 e usa só ipv4
Eureka,Kara!Isto foi demais.Imagine a simplicidade da sua orientação.Já li mais de 20(acredite!)mais de 20 instruções de compartilhamento de windows 7 e todos só sabem dizer que é muito simples.Ninguém,absolutamente,ninguém falou do item 4 das suas instruções(que o cara só ve se rolar a tela do windows 7 para baixo)que é para Desativar o Compartilhamento pela Senha.Acho que exatamente por isso,voce colocou em negrito e eu(que sou aquele cara que olha e não ve nada)ficava me perguntando:Mas não existe esta opção aqui,que o cara está falando.Até que encontrei a tal opção,cujo default(novidade do w7)é o de ficar ativado por senha.Por isso,que ninguem consegue compartilhar arquivo nessa droga.Ou melhor,ninguem conseguia.Depois das suas dicas,ficou fácil…facinho…molinho…obrigado,amigo.Valeu!!!!!!!
@herald
Eu Coloquei negrito,justamente pq julguei importante!
Obrigado
Olá,gostaria de agradecer seu tutorial,que com uma simplicidade enorme resolveu meu problema,que já esta há alguns dias pesquisando e nenhum teve efeito.
Muito Obrigado!
Olá Amigo,
Sabe me dizer se o Windows 7 Starter e Home gravam senha de acesso a rede ou ele é limitado nessa opção como o XP Home?
Abraço
@miltoc
Limitado,limitado para praticamente tudo de rede.
Muito obrigado,tutorial simples e bem objetivo!muito
bom!
Boa tarde,tche,tenho quatro máquinas em rede certo,todas se enxergam e veem os seus documentos entre si,mas assim,eu quero q apenas 1 delas(que é do chefe)tenha acesso a uma pasta em outro pc,apenas ele,não os outros pc,então como configuro no windows 7 apenas para aquele pc possa enxergar e acessar esta pasta.
Att.
Jonathan
amigo,voce sabe dizer se o win7 STARTER compartilha impressora na rede domestica?essa semana tive um problema em que a impressora ficava instalada em um win7 starter e os outros pcs com winXP,e nao encontrava a impressora na rede de forma alguma.Obrigado.
Michel,não compartilha