Executando o Regedit

Existem muitos tutoriais de otimização de sistema e hoje pretendo sanar as duvidas de como realmente otimizar as chaves HungApptimeout e a WaittokillAppTimeOut.

Assim otimizando um desligamento nos sistemas, windows Xp, 2000 e 2003. Essas duas chaves estão no registro do sistema, local onde fica as configurações e aplicativos da família Windows, para acessar basta , clicar em:

  • iniciar > Executar e digite “regedit” (sem aspas)

Para localizar a chave no registro do Windows, clique em > editar > localizar… ou CTRl+F, e mande buscar a chave desejada, no caso dessas duas chaves, uma fica em baixo da outra, então basta procurar uma, e uma dica importante, no Windows XP não existe só uma, são várias chaves, basta apertar F3 para repetir a busca no registro, vasculhe ao máximo.

Os tempos dessas duas chaves são em milissegundos, mas antes de definir o valor a ser colocado, vamos a própria definição de cada chave.

  • HungAppTimeOut – é o tempo que o Windows espera para apresentar a caixa de dialogo “finalizar tarefa” logo depois do usuário tentar finalizar um programa que não estava respondendo.
  • WaittoKillappTimeOut – é o tempo que o Windows espera para um aplicativo que está sendo executado seja encerrado antes do desligamento do sistema.

Como eu falei o tempo é milissegundos, então basta cortar os zeros para termos em segundos Exemplo: 5000 milissegundos é igual 5 segundos

O Valor Padrão do HungAppTimeOut é de 5000, e o mais referenciado na internet é mudar para 1000, para usuários mais freaks poderia dizer mudar o valor da chave para 500.

No WaittoKillappTimeOut o valor da chave padrão é de 20000 milissegundos, e o mais recomendado é colocar 2000. É nesse valor que temos que dar atenção até para evitar que os programas não sejam finalizados incorretamente.

Colocando 2000, o sistema vai esperar 2 segundos e depois vai sair desligando. para quem tem uma maquina forte, com processador com 2 núcleos, acho perfeito e fara o usuário sentir a maquina desligar mais rapidamente.

Agora se é uma maquina é mais humilde, melhor deixar o valor para 5000 é mais sensato, se for pensar bem, isso depende também do tipo de usuário.

Conheço inúmeros usuários que mandam desligar o computador com várias janelas, programas. então para evitar problemas, acho melhor fazer teste para definir o tempo correto para cada usuário.

Realmente melhora fazer mudanças e o que melhora mudando o valor dessas chaves ??

R: No caso dessas duas chaves você fazendo a modificação dos valores, o tempo desligando do sistema vai se menor, o usuário vai ter a sensação ter estar muito mais rápido, melhora também a performance para o fechamento de programas que não estão respondendo.

Revisando (Windows Xp)

HungAppTimeOut : de 5000 para 1000
WaittoKillappTimeOut: de 20000 para:

  • maquinas novas, rápidas > 2000 (que use até 30% da memória)
  • medias > 5000 (que use até 60% da memória)
  • lentas > 10000 (que use entre 80 a 100% da memória)

obs: não adianta você querer ter um desligamento rápido no sistema com uma “penca” de aplicativos abertos, feche pelo menos todas as janelas antes de desligar o computador.