Existem vários programas de captura de vídeo por aí, dos mais simples aos mais complexos. Seja para gravar uma videoaula, montar um portfolio profissional, um gamer mais aficcionado quer mostrar seus jogos no youtube, tem horas em que é essencial produzir um vídeo mostrando a atividade do seu computador.

As alternativas vão das mais profissionais (e caras), como 0 Camtasia Studio, que custa 300 dólares; há também o FRAPS, otimizado para jogos, gravação acelerada pela placa de vídeo, a 37 dólares, e existe o CamStudio, que faz (e muito bem) a função essencial de “dar um print em video” da tela do PC. Além de pequeno (3MB), ele é leve, versátil e roda em Windows XP, Vista e 7 e permite capturar o audio do computador ou uma narração pelo microfone, o que pode ser bem interessante.

Como capturar vídeo direto da tela do PC

O funcionamento do CamStudio é extremamente simples, sua interface conta com botões de gravar, pausa e “stop”, semelhante a um videocassete. Apertando o botão de gravação (o famoso “rec”) tudo que aparecer na tela do computador será gravado, ao fim da gravação surge um diálogo perguntando o nome do arquivo a ser salvo, e pronto.

Uma das limitações do CamStudio é que ele só grava no formato AVI. Não chega a ser uma limitação, já que ele utiliza qualquer codec que esteja instalado no computador, como DivX, XviD, H264, MP4, etc.

Configurando o CamStudio

Uma boa idéia é escolher previamente o codec a ser utilizado. Costumo utilizar o padrão DivX por ser um dos mais difundidos, para referência deixo aqui os padrões de configuração que utilizo, claro que dependendo da finalidade do vídeo é interessante aumentar ou diminuir a qualidade do mesmo mexendo nessas configurações.

Para configurar as opções de vídeo, clique em “options” e “video options”:

O parâmetro “compressor” indica o codec utilizado. Para ajustar quantos frames por segundo o video terá, deixe a caixa “auto adjust” selecionada e arraste o slider, um valor recomendável será o minimo de 15 e o maximo de 30 frames. Para ter acesso à tela da direita, clique em “configure”. A tela será diferente para cada codec, esta é a do DivX 6.84, e as configurações que eu uso em vídeos onde a qualidade não é essencial.

Na hora de gravar é possivel gravar a tela inteira, uma parte pré-definida da tela, ou escolher na hora quais as dimensões em pixels da captura. Estes ajustem se encontram no menu “Region”. Importante: dependendo do codec, nem todo tamanho estará disponível para captura, em alguns tamanhos ele exibe uma mensagem de erro.

Outra configuração interessante é em “cursor options”, é possivel definir se o cursor (a seta do mouse) será capturado ou não, e escolher uma opção de realce do mesmo.

Para gravar o audio, basta selecionar “record audio from microphone” ou “record audio from speakers”, é possível inclusive selecionar o codec a ser usado. Em alguns casos o programa apresenta erro ao tentar capturar dos speakers, principalmente no Vista, uma forma de contornar isso é selecionar a gravação do microfone e em “audio options for microphone” escolher o dispositivo “stereo mixer”, o resultado é o mesmo.