Solar_pelicula

Você sempre teve um sonho de uma bateria infinita pro seu smartphone? Pois é, a tecnologia de película fotovoltaica de baixo custo apareceu para tornar parte desse sonho realidade.

A empresa francesa Sunpartner conseguiu criar uma película transparente capaz de fazer com que sua bateria de smartphone dure até 20% mais. Mesmo com previsão de chegada em 2014, o maior desfio é melhorar a eficácia das películas cada vez mais para armazenarem mais energia nas baterias dos smartphones

Os dispositivos fabricados pelos franceses devem ser encaixados nas telas touchscreen dos celulares, sem atrapalhar a interação dos usuários com os gadgets, já que os pequenos painéis possuem uma transparência de 95% e 300 microns de espessura. Quando o celular fica em modo de espera por longos períodos, a recarga não será necessária – pois a absorção da energia solar impede que as baterias de íon-lítio se desgastem.

Os representantes afirmam que já fecharam parceria com as grandes empresas de celulares para comercializarem até final de 2014 as películas fotovoltaicas. Cada exemplar deverá custar $2 já com a aplicação no aparelho ( entenda que no Brasil deve custar R$ 15,00 no mínimo). A nova tecnologia irá aproximar os consumidores da energia solar, popularizando-o.

Em entrevista ao VentureBeat, o diretor de mercados internacionais da SunParter, Mathieu  Debroca, afirmou que o objetivo é deixar o dispositivo mais potente nos próximos anos. Serão realizados esforços para aumentar a eficácia de 8% para 30%, atingindo assim uma maior autonomia com o uso da película.

A película entrará de baixo da tela touchscreen, ficando imperceptível ao toque.

[youtube id=”VV5kYZdapmM” width=”600″ height=”350″]

 

DEIXE UMA RESPOSTA