A Apple revelou WWDC que a maioria das aplicações embutidas no iOS poderiam ser removidas do ecrã principal no iOS 10. Mas logo em seguida, a Apple revelou uma ressalva muito notável : você está apenas poderá remover os ícones dos aplicativos – o próprio aplicativo ainda é carregado no telefone no espaço de memória do iPhone.
Embora John Gruber tenha esclarecido que o iOS 10 não remove totalmente os aplicativos embutidos. Ele remove o ícone da tela inicial, os dados do usuário, e algumas execução de tarefas de links para cada aplicativo, mas o núcleo da aplicação removida permanece no telefone.
Isso significa que se você quiser reinstalar o aplicativo, você pode não precisar baixar nada – você deve apenas ser capaz de tocar no botão na App Store e tê-lo aparecer.
A Apple diz que todos os seus aplicativos embutidos ocupam menos de 150MB, isso pode ser importante quando o telefone está sem capacidade, mas não deve fazer uma enorme diferença na maioria dos casos.
A questão agora é como iOS 10 vai reagir quando você tenta fazer algo com um aplicativo que não está instalado.
O iPhone te informa que algumas modalidades de acesso são necessários os aplicativos embutidos. Vejamos caso queria abri um e-mail. Se tocar em um link de email, você provavelmente vai querer ir para o aplicativo de e-mail que você realmente gostaria de usar – não o aplicativo de e-mail que você removeu do seu telefone.
Evidentemente, este deve ser um aviso útil para pessoas que, acidentalmente, possam ter removido o aplicativo ou que removeram sem perceber as consequências.
Mas, para um público maior, faria muito mais sentido para a Apple permitir que as pessoas estabelecem seus próprios aplicativos padrão quando uma app embutido é removido.