Home Internet Blogs

Datacenter e a Velocidade no seu WordPress

Uma das coisas que nós blogueiros sempre relutamos é com a velocidade do nosso site, com o WordPress instalado em nosso servidor a coisa fica séria, são muitas variáveis para conseguir trazer ao nosso leitor uma boa velocidade ao nosso bloguinho nessa grande rede mundial de computadores.

Primeiros focamos num layout bem limpo, tentamos usar apenas os recursos que realmente vão ser essencial ao funcionamento do blog, configuramos um plugin de cache para evitar o consumo alto ao servidor e procuramos procuramos um bom servidor, as vezes até mesmo um servidor dedicado.

Hoje em dia a velocidade do site é muito importante, ainda mais no Brasil onde a maioria das pessoas estão conexões muito lentas (… e seus torrents ligados ), até mesmo o nosso Deus Google parece dar melhor posicionamento para sites mais rápidoss ( MAIS umas 2.000 variáveis ).

Mas o que as pessoas esquecem é o numero de saltos dos equipamentos de rede até o servidor, não adianta ter um mega servidor se ele está na Russia, passando por diversos links sobrecarregados. Posicionar o servidor num datacenter mais perto dos seus leitores vai trazer melhor velocidade e evitar problemas.

Descobri recemente que o servidor do Tambotech estava posicionado no sul do país e meu site sempre maiores visitas dos estados de SP, RJ e BH. O que realmente me deixou perplexo que para alguns estados do Brasil chegar até o Datacenter onde o Tambotech estava localizado passa por alguns links internacionais.

Agora o Servidor do Tambotech está num Datacenter em SP, garatindo um caminho bem curto para 45% do principal público e bem mais bem perto para quase 70% dos nossos leitores e evitando o link internacional que está sempre sobrecarregado. O ideial que pudesse trabalhar com servidores simultâneos em várias partes, mas o tio Eike anda sumido da minha vida de blogueiro.

Tracerto do RIo ( Virtua ) até meu servidor ( Kinghost - SP )
Tracerto do Rio ( Virtua ) até meu servidor ( Kinghost – SP )

O único problema que você ter em querer fazer isso é o custo, manter um servidor no Brasil pode sair bem caro, um servidor internacional sai bem barato. Esse texto é mais para relatar minha pequena aventura e deixar essa dica para vocês.

- Publicidade -