O Facebook vai introduzir formato de artigos instantâneas para todos usuários em 12 de abril de 2016 na Conferência F8 do Facebook. Estes formatos de artigos estava em desenvolvimento desde maio de 2015. A rede social incluiu editoras como BuzzFeed, o New York Times, e NBC News na fase inicial, em seguida, expandiu o serviço ainda mais a centenas de editores com o passar do tempo.
O formato Instant permite que os editores façam upload de conteúdo diretamente dentro do aplicativo Facebook. Anteriormente, os editores eram obrigados a postar links de seus sites na Facebook para direcionar os usuários ao conteúdo. Agora, os editores serão capazes de construir artigos instantâneas com documentação convertida em formato Facebook.
Os artigos instantâneas foi uma iniciativa do Facebook para ajudar os usuários a carregar rapidamente artigos hospedados por sites diferentes. A empresa acredita que vai demorar mais tempo para carregar artigos através de navegadores web, o que pode resultar em que o usuário mudar para outro artigo. Mas com os artigos instantâneas, os usuários serão capazes de economizar tempo lendo artigos dentro do aplicativo Facebook.
O Gerente de produto da Facebook, Josh Roberts, escreveu em um blogpost:
“Nós construímos artigos imediatos para resolver um momentos específicos de carregamento lento de problemas na web móvel criado uma experiência problemática para as pessoas que lêem notícias em seus telefones. Este é um problema que afeta as editoras de todos os tamanhos, especialmente aqueles com o público, onde baixa conectividade é um problema. “
Muitos editores tinham preocupações com o formato que se abre dentro do aplicativo Facebook, pois isso significaria menos tráfego para websites, e, portanto, uma queda na receita. Eles também temem que o gigante de mídia social pode ter um corte de sua receita de anúncios. No entanto, a empresa esclareceu que os editores terão todo o acesso para vender seus anúncios e manter toda a receita que geram a partir deles, também será dado o acesso para manter o controle de tráfego através do sistema de análise da web atual que está sendo usado.
O Facebook não é a única empresa que trabalha neste segmento, a Google deve lançar um serviço similar, acelerando páginas para dispositivos móveis, até o final deste mês.
Este novo serviço irá enviar os resultados de pesquisa para páginas amp-html. Mais de 5.000 desenvolvedores já se inscreveram para o programa AMP.
Qualquer que seja o caso é com os editores, uma coisa é a certeza de que os usuários do Facebook vão se beneficiar mais com o Instant, ele irá tornar a experiência mais amigável para o usuário e reduzir o tempo de carregamento de um texto, que só poderia mesmo aumentar a taxa de cliques dentro das páginas editoriais.