A Google introduziu um novo algoritmo de compressão em uma tentativa de reduzir o tamanho das atualizações. Os usuários serão capazes de ver o tamanho original da atualização antes de decidir se desejam ou não fazer o download.
De acordo com o Google, 98% da atualização são lidas com novos recursos que os desenvolvedores adicionam recentemente e o novo algoritmo da ajuda a um processo de aplicação mais eficiente e reduzindo o tamanho de cerca de 50% dos updates.
A empresa parece aplicou a atualização crendo que a inovação ajudaria os seus usuários a economizar os dados de celular e o tempo gasto na Wi-Fi.
Enquanto os usuários podem ver previamente o tamanho de um aplicativo no Google Play, o tamanho atualizado permaneceu desconhecido. A empresa pretende mudar isso com a nova atualização de algoritmo. Google diz que a nova atualização está disponível para todos os usuários; no entanto, aqueles que não podem ver a atualização podem ter que esperar por alguns dias antes que eles possam fazer o download.
A empresa explica as mudanças em seu blog desenvolvedor do Android. E informa: “Cerca de 98 por cento das atualizações de aplicativos do Play Store, apenas as alterações (deltas) para arquivos APK são baixados e fundem-se com os arquivos existentes, reduzindo o tamanho das alterações. Recentemente, implementado um algoritmo, bsdiff, que reduz ainda mais remendos em até 50 por cento ou mais em comparação com o algoritmo anterior.”
A empresa afirma que o número de atualizações que estão sendo empurradas por desenvolvedores de aplicativos estão em ascensão. Portanto, a nova atualização irá incentivar os usuários a baixar as atualizações sem ter que se preocupar com o consumo de dados excessivo. É importante ressaltar aqui que o novo algoritmo é projetado para suportar apenas bibliotecas nativas descompactados. Sendo assim os aplicativos que suportam o novo algoritmo de compressão só vão experimentar uma diminuição de 5% nos seus respectivos tamanhos.
Curiosamente o Google tem feito muito poucos esforços para oferecer uma melhor experiência aos seus usuários. A empresa revelou recentemente o seu Instituto Cultural app em ambas as plataformas iOS e Android. O aplicativo é projetado para ajudar os amantes da arte em todo o mundo para descobrir artefatos, que estão disponíveis em museus em mais de 70 países.
Enquanto o algoritmo de compressão funciona em todos os aplicativos, os desenvolvedores terão de se certificar de que suas aplicações são bem desenhadas para colher os benefícios da nova atualização. Para ser mais específico, os desenvolvedores teriam que garantir APKs pequenos, além de se livrar de arquivos desnecessários.