Home Pare e Pense Tecnologia

Google Buzz, para que ?

Nem sempre temos que parabenizar o tio Google. Até porque nem apenas de boas ideias são feitas as grandes empresas. Pois bem, já tendo a rede social Orkut, líder no Brasil e em outros países, o Google se meteu de atacar o crescimento e interoperacionalidade de Facebook e Twitter. Pois bem, nem sempre a concorrência se mostra como algo positivo.

Em primeiro lugar, houve as denúncias em todo o mundo, inclusive aqui no Tambotraising, sobre a invasão de privacidade que o Gbuzz fazia. Logo depois houve a questão da confusão da interface e a falta de novidade que a rede social/ferramenta tinha. Ora, nada de novo, a Google já convergiu em várias de suas plataformas anteriormente, com o Google Reader, o próprio Blogger, etc.

A cartada final veio essa semana. Pesquisas do site PostRank apontaram o dedutível. Quase nada é postado/criado no Buzz. Simplesmente há importação de dados de outras fontes, como o próprio Twitter, ou Orkut. Logo, a integração e o uso do Buzz se dá apenas através de robôs, de interfaces virtuais, não havendo real uso da rede que serviria para integrar o já integrado. Só para constar, segue um extrato da pesquisa:

“De acordo com o site PostRank, outros 62,57% do conteúdo do Buzz é originado no Twitter, serviço concorrente, graças a ferramentas de compartilhamento. Informações compartilhadas de sites, sem nenhum acréscimo, sequer um comentário, equivalem a 26,47% do total do conteúdo. Em números redondos, 89,04% é automática de outras redes sociais.”

Então, será que se faz necessário ter mais um login?

Fonte: JBOnline

- Publicidade -