Na madrugada deste sábado (20), brasileiros de várias regiões do país foram despertados por um alerta extremo da Defesa Civil com a palavra “misantropia” — que significa aversão à humanidade. O que parecia um erro do sistema se confirmou como um ataque hacker: a plataforma Defesa Civil Alerta foi invadida e usada para disparar mensagens falsas para celulares em pelo menos seis estados.
O que é o sistema Defesa Civil Alerta
O sistema utilizado no disparo é o Defesa Civil Alerta, uma ferramenta do Governo Federal coordenada pela Defesa Civil Nacional em parceria com a Anatel. Ele usa a tecnologia Cell Broadcast, que permite o envio de mensagens de texto com alerta sonoro para todos os celulares compatíveis (4G ou 5G) dentro de uma área geográfica específica, sem necessidade de cadastro prévio. Diferente do SMS tradicional, o Cell Broadcast se sobrepõe a qualquer conteúdo em uso no aparelho, dispara um som de sirene mesmo no modo silencioso e só pode ser fechado após o usuário ler a mensagem.
No entanto, quem controla o disparo desses alertas é a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), uma plataforma web do Ministério da Integração e do desenvolvimento Regional (MIDR) operada pela Defesa Civil Nacional. É por meio dela que as defesas civis estaduais e municipais cadastram e enviam os alertas para canais como SMS, Telegram, Google Alertas Públicos, TV por assinatura e WhatsApp. Cerca de 180 instituições e 600 usuários em todo o país têm acesso à plataforma.
O sistema foi lançado em fase de testes em agosto de 2024 e está em operação em diversos estados. As operadoras de telefonia participantes são Algar, Claro, TIM e Vivo. Até o Paraná, por exemplo, já havia emitido 134 alertas oficiais desde a implementação do Cell Broadcast.
O que se sabe sobre o ataque
A Defesa Civil Nacional confirmou que a plataforma foi retirada do ar às 1h30 da madrugada deste sábado, após sofrer uma invasão. Em nota oficial, o órgão afirmou que “o disparo ocorreu de forma remota por um acesso não autorizado”, tratando o caso como um ataque hacker. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil acionou a Polícia Federal para investigar o ocorrido.
As defesas civis do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal emitiram notas negando a autoria do disparo. A Defesa Civil de São Paulo informou que a tecnologia Cell Broadcast é gerida pela Anatel e que não houve envio por seus agentes. O sistema permanece offline até que todas as condições de segurança sejam restabelecidas.
Relatos e repercussão nas redes sociais
O assunto rapidamente se tornou um dos mais comentados da madrugada. O ator e comediante Paulo Viana publicou no X (antigo Twitter): “acordei com um alerta bizarro da defesa civil escrito misantropia, o celular fez um barulho muito doido que eu nunca escutei na vida”. Apresentadores da CazéTV, que estavam ao vivo após a vitória do Brasil por 3 a 0 contra o Haiti, também registraram o momento em que o alerta tocou durante a transmissão.
Nas redes, a palavra “misantropia” virou meme, com teorias que iam desde invasão alienígena até rebelião de IA. Enquanto isso, a palavra “misantropi4” — com o número 4 no lugar do A, também apareceu em alguns relatos, possivelmente como uma tentativa de burlar bloqueios após o primeiro disparo no Paraná.
O que dizem os especialistas
“Mesmo que tenhamos um grupo assumindo o ataque, sistemas tão importantes como esse devem sempre ter todo tipo de mitigação. Sistemas que estão online sempre podem ser explorados por atacantes. No entanto, mesmo que sejam explorados, eles precisam ter planos de mitigação mais eficientes”, afirma Gabriel Subtil, analista de segurança de TI do Tambotech.
A Anatel também foi acionada e investiga o caso. A recomendação das autoridades é que a população ignore mensagens não oficiais e busque informações apenas nos canais oficiais da Defesa Civil.
Fontes: G1, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, Correio Braziliense, UOL, Gov.br/MIDR




