Uma boa gestão de trade marketing é fundamental para que todos os processos sejam realizados de forma eficiente e garantir bons resultados em vendas. Cada etapa das operações de trade têm sua importância e o gestor deve estar alinhado a todas elas.
Encontrar o equilíbrio entre a gestão de pessoas, processos e tecnologia é uma das responsabilidades mais importantes de um bom gestor. Quer saber como colocar isso em prática e quais outras ações e ferramentas podem ajudar a melhorar a gestão de trade marketing? Então confira as dicas a seguir:
Como melhorar a gestão de trade marketing?
Investindo tempo em planejamento
Não há estratégia que funcione sem planejamento. Especialmente aquelas que demandam diferentes processos para serem bem sucedidas. É o caso das operações de trade marketing, que funcionam a partir da realização de diferentes ações e envolvimento de vários profissionais. Para que tudo ocorra bem e de forma eficiente, é preciso que todos os processos sejam planejados e que todos os profissionais estejam alinhados.
Um dos papéis do responsável pela gestão de trade marketing é se dedicar a um planejamento minucioso, que pode demandar certo tempo, mas vai otimizar todos os processos futuros e garantir o sucesso das operações.
Utilizando suporte tecnológico
Com tantas inovações e funcionalidades tecnológicas à disposição, o setor de trade marketing não pode ficar para trás. Contar com o suporte de sistemas e aplicativos pode facilitar muito o trabalho de um gestor e toda a sua equipe, desde o planejamento até a mensuração de resultados.
Uma plataforma realmente eficiente nesse cenário é o APP de Trade Marketing da Involves, o Agile Promoter, que favorece a melhor comunicação com a equipe, auxilia no controle do estoque, na criação de relatórios e ainda permite aferir o sucesso de suas ações. O trabalho de gestão se tornará mais simples e com maiores chances de sucesso se puder contar com esse apoio tecnológico.
Equipe motivada e flexível faz a diferença
Uma boa equipe depende de um bom gestor que saiba treinar seus colaboradores, motivá-los e ajudá-los a se adaptar em qualquer situação. É importante que a equipe seja flexível e tenha a habilidade de lidar com mudanças, já que isso pode ser exigido na execução das diferentes operações de trade.
A motivação também é imprescindível para que cada profissional desempenhe seu papel da melhor maneira possível. A parte da equipe que terá contato com os clientes deve estar ainda mais preparada, pois ela pode influenciar diretamente a decisão do consumidor final.
Contando com uma empresa especializada
A gestão de trade marketing é um trabalho que não precisa nem deve ser feito por apenas um profissional. Os gestores podem contar com o apoio de empresas especializadas em determinadas operações do trade.
Há especialistas em promoção e merchandising, suporte para implementar e desenvolver o uso do aplicativo de trade marketing — ou de outros tipos de tecnologia —, serviços de consultoria e muito mais.
Contar com esse suporte pode fazer toda a diferença para as empresas que querem se destacar no mercado, aumentar as vendas e obter cada vez mais sucesso. Também é papel do gestor identificar em quais pontos sua equipe precisa de mais apoio e contratar especialistas que possam colaborar de alguma forma.
Colocando as ações em prática e apostando nas ferramentas certas você com certeza conseguirá melhorar a gestão de trade marketing e potencializar os resultados de sua empresa.