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Inbound marketing: o que é e como pode ajudar

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O Inbound Marketing se popularizou bastante nos últimos anos graças aos excelentes resultados obtidos por empresas que decidiram investir principalmente em estratégias de marketing de conteúdo. Os resultados são obtidos em longo prazo, mas bastante duradouros e fortalecem o branding da empresa. Para obter sucesso, é preciso realizar um conjunto de ações em diferentes etapas da estratégia e é sobre isso que vamos falar neste texto:

O que é Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma estratégia que tem como objetivo atrair e conquistar novos clientes oferecendo conteúdo e informações relevantes. Diferente do Outbound Marketing, que consiste na veiculação de anúncios diretos — por meio da televisão, internet, outdoors, flyers e outros — no Inbound é o cliente que busca ou encontra a empresa. Por isso, ele é menos invasivo.

Estratégias de Inbound Marketing consistem em produzir conteúdos e informações relevantes relacionadas a determinado produto ou serviço, sanando dúvidas e criando um relacionamento com o consumidor. O objetivo é que o usuário consiga entender melhor sobre seu produto ou serviço e avance no funil de vendas até a etapa de conversão.  

As etapas do Inbound Marketing e suas ações

Atração

A primeira etapa de qualquer estratégia de Inbound Marketing é a atração. Como o nome diz, é neste momento em que as ações são realizadas para atrair possíveis clientes para a empresa. Para isso, é preciso produzir conteúdo relevante e compartilhar informações que realmente vão acrescentar alguma coisa na vida de seus clientes em potencial.

Por meio deste conteúdo, a empresa deve mostrar para o usuário que, seja qual for o problema ou a necessidade dele naquele momento, sua empresa pode ajudar.  Estas estratégias podem ser feitas através de um blog, um bom trabalho de SEO, links patrocinados e até mesmo pelas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conversão

Depois de atrair o cliente para o seu “território”, é preciso fazer com que ele se transforme em um lead. E é aí que entra a etapa de conversão. Neste momento é preciso oferecer informações ainda mais relevantes ou algum tipo de benefício que fará com que o cliente forneça seus dados para ter acesso. Você pode oferecer um e-book em troca do e-mail do cliente ou se mostrar tão relevante a ponto de fazê-lo se inscrever em sua newsletter, fazer um cadastro ou até mesmo entrar em contato com sua empresa.

Relacionamento

Se o leitor se transformou em um lead, significa que ele tem real interesse no que você pode oferecer. Porém, uma porcentagem muito pequena destes leads vai realizar a compra neste exato momento.

Por isso, é imprescindível manter um bom relacionamento para que os clientes se lembrem da sua empresa e das necessidades que você pode ajudá-lo a suprir. Mas é claro que tudo deve ser feito de maneira sutil, para que o relacionamento não se torne um “chiclete” e para não afastar o possível cliente.

A ação mais comum nessa etapa é o uso de e-mail marketing ou newsletter. Mas também é possível manter o relacionamento pelas redes sociais, apps de mensagens e outros.

Venda

Qualquer trabalho de marketing é feito com o objetivo de vender e esta também é uma etapa importante no caso do Inbound. As ações de venda devem ser feitas no momento certo, quando o cliente está pronto para isso.  As estratégias adotadas vão depender do produto ou serviço que você está oferecendo e das necessidades do seu negócio e do seu cliente. É possível vender online, por telefone ou pessoalmente.

Agora você já sabe o que é Inbound Marketing e conhece as principais etapas que precisam ser colocadas em ação para garantir que a estratégia vai lhe render bons frutos. Para continuar recebendo informações relevantes e que podem ajudar a aumentar suas vendas, assine nossa newsletter!

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