Home tecnologia

Tecnologias agilizam o processo quando o assunto é comprar um imóvel

Tecnologia no Trabalho

Várias ferramentas estão sendo utilizadas por instituições imobiliárias e corretores autônomos

Há alguns anos a tecnologia está mudando o modo de viver das pessoas. E na hora de comprar um apartamento na Vila Mariana isso não é diferente, pois cada vez mais os processos, desde a escolha dos imóveis até a finalização da compra, se tornam mais automatizados, o que facilita a vida de quem quer comprar e de quem precisa vender. Isso é o que chamamos de desburocratização, que torna tudo mais prático e rápido e vem sendo muito usado pelo mercado imobiliário.

Se fôssemos pensar no processo de compra de um imóvel há dez anos ou quinze anos, você iria agendar uma reunião com um corretor (presencial), explicar as caraterísticas do imóvel que você procura, ele iria fazer um levantamento das opções e agendar uma nova data pra lhe apresentar os locais. Deu pra lembrar o quanto era demorado? E aqui estamos falando apenas na escolha!

Hoje em dia as pessoas têm todos os mecanismos de busca na palma da mão, por meio de um celular, tablet ou computador. Se você está em busca de apartamento no Morumbi, por exemplo, vai pesquisar isso no Google, seguido da região que você procura, e logo aparecerão dezenas de opções de apartamentos à venda em vários sites especializados.

Mas, não é só isso, vamos conhecer algumas ferramentas tecnológicas utilizadas atualmente nessas transações? Vem comigo!

Chatbots de atendimento

Você já optou ser atendido por meio do chat em algum site pelo qual navegava? A maioria deles é um sistema de inteligência artificial que simula uma conversa humana e está apto a responder as principais dúvidas dos clientes. No mercado Imobiliário, eles são capazes até de indicar imóveis que mais se encaixam no perfil de quem está procurando. Ah, e depois a conversa que você teve com o ‘robô’ é enviada ao ser humano, que, com certeza irá entrar em contato para fechar o negócio, ou pelo menos tentar.

3D ou 360 graus

A velha visita ao local de interesse, que por décadas aconteceu apenas de forma presencial, já não precisa ser apenas física. Hoje em dia os portais imobiliários ou o corretor com quem você está em contato, dispõem de várias fotos, vídeos e até projeções em 3D, unidas a fotos em 360 graus que permitem criar maquetes interativas on-line. Realmente você não precisa mais sair de casa para saber se o imóvel lhe agrada ou não.

Realidade aumentada e virtual

Para transmitir uma perspectiva mais minuciosa do imóvel e aumentar ainda mais a experiência sensorial do cliente, as imobiliárias oferecem a opção de utilizar os óculos de realidade virtual, que os submergem nas imagens tridimensionais. Já a realidade aumentada, tem o poder de sobrepor objetos dentro do imóvel, simulando uma decoração, por exemplo.

É bom lembrar que o avanço da tecnologia para o ramo imobiliário não para por aí. Na hora de solicitar o crédito para comprar casas ou terrenos, o comprador também se surpreende com as ferramentas disponíveis no mercado atual. Acompanhe:

Big data

Todas as ferramentas tecnológicas que eu e você usamos no nosso dia a dia criam um aglomerado de informações sobre nós. Nosso perfil financeiro, nossas preferências e por aí vai. Isso é chamado de big data, que unido à inteligência artificial, permitem que as instituições simulem um financiamento a partir do seu perfil de crédito. É uma ferramenta já usada por todos os bancos que oferecem empréstimos.

Assinatura eletrônica

Contratos e documentos têm de monte num processo de compra e venda, concorda? E se você pudesse registrar e assinar todos sem pegar as longas filas dos cartórios? Acredite, agora você pode! A assinatura eletrônica foi oficializada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2019 e, desde então, vem possibilitando que as transações sejam feitas de forma muito mais rápida.

Depois de ler esse artigo é saber que tudo está mais fácil e ao seu alcance a qualquer momento, você até ficou mais animado para procurar o seu imóvel, né? Comece hoje mesmo!

- Publicidade -