Há pouco li no JbOnline sobre a criação da empresa Fuse Labs que pode servir à convergir as redes sociais que possuem interação com a rede Live da Microsoft, para além de outros serviços, e redes como Twitter, por exemplo. A interação entre Twitter e Facebook já é conhecida, mas o projeto é audacioso, visando integrar Myspace, Sonico, Bing (buscador da Microsoft) e leitores de Rss, podendo ser integrado via plugin no Outlook. O nome da plataforma lançada que visa integrar todas as redes sociais é Spindex. Mas vamos falar com cautela sobre essa “novidade”.

O Fuse Labs é uma das equipes de pesquisa e desenvolvimento da própria Microsoft, observe o endereço da página da Fuse Labs: http://fuse.microsoft.com/. Trata-se de uma espécie de GoogleLabs da Microsoft. O fato é que a Fuse Labs não nasceu do dia pra noite e já tem vários projetos de peso implementados, como:

• A linguagem de programação Kodu voltada a criação de jogos infantis;

• O Bing-Twitter-Maps que integra o Twitter ao Bing Maps, como já ocorre com o Google Maps;

• O Docs.com que integra os documentos do Office com o Facebook, podendo os disponibilizar para edição, em uma versão aprimorada do GoogleDocs, haja visto que já há uma implementação direta em uma rede social.

Como visto, a Fuse Labs segue a ideia da convergência, da integração de serviços. Segue na mesma linha que o Google, integrando soluções, visando as redes sociais. Chega até a “copiar” soluções que já existem, mas não temos que pensar apenas em “cópia”, pois é essa a tendência mesmo, e porque, sobretudo no caso do Docs.com há um aprimoramento de uma ideia inicial. Ora, porque a Google não integrou ainda o Gdocs com o Orkut, por exemplo? Não seria muito interessante em uma comunidade dar acesso apenas aos membros que poderiam alterar os documentos usando a plataforma Gdocs dentro do Orkut? O fato é que o Orkut não é bem visto mesmo fora do Brasil/Índia. Rede social “mesmo” e “séria” é a rede da Microsoft, tenho que afirmar.

Mas não fiquem ansiosos para usar o Spindex, que promete integrar muitas redes em uma aba do navegador. A plataforma foi lançada dia 5 de maio na Web 2.0 Expo, porém ainda está em análise por uma elite de geeks que recebeu convite para testar o “brinquedinho novo”. Resta-nos aguardar… Porém, como o Pare e Pense não vem apenas soltar fogos para para novidades, encerro aqui com uma citação do JbOnline:

“O fato é que as premissas desta novidade da Microsoft têm um potencial gigantesco. A praticidade, comodidade e personalização que a ferramenta deve proporcionar atingem, a priori, níveis ainda não percebidos em outros softwares. Esperamos que o Spindex não seja mais um serviço com um ótimo conceito, mas com baixa aplicabilidade – como o caso do decepcionante Buzz, da Google.”

E eu mesmo já falei exatamente sobre o “decepcionante Buzz”, aqui mesmo no Pare e Pense Tech. Para quem não leu, basta dar uma olhadinha aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA