Entenda por que ter seu site citado por sites de relevância ajuda a melhorar o posicionamento nos resultados das buscas do Google
Uma das verdades em relação ao mercado é que a propaganda continua sendo a alma do negócio, principalmente a feita boca-a-boca. Isso é, contar com referências sobre sua atuação fortalece a marca, atrai consumidores em potencial e fideliza atuais clientes, sem que haja a necessidade de investimentos volumosos em publicidade. No mercado digital, não é diferente. Em um cenário de crescimento e constantes mudanças, quem está antenado, sabe que investir em SEO faz parte do “dever de casa” de quem quer vender mais, se destacar e obter relevância junto ao Google, porta de entrada do consumidor na Internet.
A cada dia, surgem novas ferramentas que podem ser encaradas como verdadeiros diferenciais competitivos na busca por visibilidade na Internet. Na estratégia SEO, o link building é uma delas.
O que é Link Building?
Você já deve ter acessado algum blog, fórum ou site de notícias que mencionam determinadas marcas, serviços ou produtos. Por exemplo, uma blogueira de moda escreve sobre um vestido e cita que ele é vendido em um determinado site. Nesse momento, ela está dando um voto de confiança para aquela empresa, fazendo com que o Google (através do link inserido) e audiência saibam da existência daquela loja virtual.
Assim funciona a estratégia de link building. Se uma página recebe links de outros sites relevantes, isto é, com boas métricas, ela constrói uma reputação na web e passa a ser bem vista pelos mecanismos de busca, como o Google. Esse processo é chamado de “construção de autoridade”. Consequentemente, os sites com mais autoridade terão melhor posicionamento nas páginas de pesquisa. “Aos meus clientes, mostro que o link building tem a mesma importância da indicação de um médico feita por alguém da sua confiança. Gerar estes links faz parte da estratégia”, explica o consultor SEO Kadu de Carvalho. Neste cenário, portanto, qualidade dos links recebidos é mais importante que quantidade.
Kadu explica que os motores de busca atribuem valores através de algoritmos a todos os sites da Internet. Esses valores se convertem em autoridade. “Um site sem autoridade não consegue um bom posicionamento no ranking do Google, o que o impede de conseguir um volume de tráfego orgânico considerável”, ressalta.
É importante frisar, porém, que a atividade de link building não pode ser feita de forma superficial e sem planejamento prévio. Os profissionais da área devem produzir conteúdos otimizados, que sejam realmente interessantes para o público alvo e estabelecer parcerias que façam sentido. Por exemplo, um site de moda que faça um post linkando para uma página sobre materiais de construção certamente não soará natural e provavelmente não será visto com bons olhos pelo Google. Links de qualidade são aqueles com maior naturalidade possível.
Monitoramento constante
Aos profissionais de SEO, cabe também agir contra as más referências. Ou seja, um site com reputação ruim fazendo referências ao seu site, pode contribuir para que ele seja prejudicado. A boa notícia é que este apontamento indesejável pode ser desfeito. Por isso é tão importante fazer um monitoramento constante dos links que seu site recebe e investigar periodicamente como anda a sua autoridade na Internet. Essas verificações são feitas por meio de ferramentas específicas. A atividade de SEO, portanto, além de extremamente necessária para quem deseja vender pela Internet, não deve ser encarada como uma atividade pontual, e sim um trabalho de longo prazo.
Outras estratégias de SEO
Mas para alcançar autoridade na Internet, apenas o link building não basta. É preciso trabalhar na estrutura interna dos sites, otimizando conteúdo, linkagens, categorizações e construindo páginas com as palavras-chaves corretas.