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Qual a diferença entre busca orgânica e busca paga?

Estar no topo da página de resultados de pesquisa do Google é o objetivo de todo e-commerce. Mas, também de empresas dos mais variados segmentos e portes e até de profissionais liberais. Mas, para conseguir, é preciso muita expertise e planejamento para usar estratégias que funcionam de verdade.

Busca

Investir em busca orgânica, busca paga ou nas duas? Essa é uma dúvida recorrente de quem pretende conquistar um lugar de destaque nos resultados de pesquisa do Google e similares. Para facilitar essa decisão, é preciso entender bem o que significa cada um desses termos. Confira:

O que é busca orgânica?

Quando o internauta acessa o Google ou outro mecanismo de busca para fazer uma pesquisa, é necessário digitar uma palavra-chave (que pode ser um termo geral, específico ou até mesmo uma pergunta). É com base nessa keyword que é exibida uma lista de sites com conteúdo relevante que responde a questão ao usuário.

Esse processo, que dura frações de segundos, é conhecido como busca orgânica. Isso porque ninguém pagou o motor de busca para estar na primeira página. Pelo contrário, o Google que escolheu por conta própria as páginas (com base em alguns critérios) para que o internauta encontre exatamente a informação que deseja saber.

Que critérios são esses? Relevância é um deles, mas existem outros. Por esse motivo contratar empresas especializadas que oferecem consultoria SEO é indispensável para conseguir que seu site seja listado na primeira página do Google.  

O que é busca paga?

Quando o internauta pesquisa algo no Google, ele se depara com a palavra anúncio abaixo das primeiras URLs presentes no topo da página de resultado. O que revela que aqueles conteúdos não fazem parte da busca orgânica porque são links patrocinados.

Ou seja, as empresas pagaram o Google (ou outro motor de busca) um determinado valor para obter mais visibilidade nos resultados de determinadas pesquisas por meio de compra keywords estratégicas.

A busca paga funciona muito bem em determinados casos. Ela aumenta o tráfego rapidamente, porém o ideal é que o site esteja otimizado para potencializar resultados e alavancar vendas. Portanto é possível investir tanto em link patrocinado quanto em SEO para atingir seus objetivos. Mas, para obter sucesso, é necessário trabalhar sempre com profissionais especializados.       

Consultoria SEO é indispensável para atingir os melhores resultados na busca orgânica

As ações da sua empresa com foco em resultados orgânicos não estão surtindo os efeitos desejados? Então a dica é contratar consultoria SEO de uma empresa especializada o quanto antes. Isso porque você passa a contar com a ajuda de experts em Search Engine Optimization.

Quem realmente entende de otimização de sites para mecanismos de busca irá fazer um diagnóstico preciso e completo de como anda o SEO do seu negócio. A partir daí, é possível traçar planos táticos de sucesso para levar seu site a primeira página do Google.

Vale a pena investir em consultoria SEO?

Independente do porte de sua empresa, se ela está passando por migração de plataforma, problemas com barreiras relacionadas à tecnologia ou simplesmente precisa de estratégias avançadas de otimização de páginas, então a consultoria SEO é recomendada sim.

Mas, é preciso ter em mente, que quando o assunto é otimização de sites nada acontece como em um passe de mágica. Quem pretende contratar uma consultoria SEO séria tem que estar consciente que se trata de uma parceria de longo prazo.

Isso porque envolve um profundo e detalhado estudo do seu negócio, do mercado que você atua (inclusive da concorrência) para assim propor soluções eficazes para melhorar o ranqueamento das suas páginas.

Pesquisa de palavra-chave e otimização On Page são fundamentais para atingir a primeira página do Google, mas SEO bem feito vai muito além. Inclui relacionamento ao longo prazo entre consultoria SEO e contratante. E reflete até mesmo na manutenção dos clientes ativos da sua empresa.

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