Consulte a ERB da sua região

A Anatel possui um sistema online de fácil busca para que você possa consultar as antenas das operadoras de todo o Brasil, basta você informar alguns dados. O Site da Anatel é sempre um grande labirinto, então segue o link direto para mapa de ERBs da Anatel:

No site da Anatel existe um sistema onde podemos consultar onde estão essas antenas e qual serviço funciona na mesmas, sendo assim, antes de comprar o seu pacote de dados ou até mesmo de telefonia é bom você consultar.

O que é uma ERB ( Estação Rádio Base )

Estação Rádio Base (ERB)
Estação Rádio Base (ERB) – Fonte: Wikipédia

ERB é uma sigla para Estação Rádio Base, as operadoras de telefonia instalam diversas estações ou alugam para melhorar a abrangência do sinal, a estação é capaz de transmitir todos os serviços da operadora, ou seja, Voz e dados ( seja ele EDGE, 3G ou 4G ).

As operadoras tem diversas antenas interligadas, algumas vezes mais de uma operadora utiliza a mesma antena, apenas por causa da “visada” que a antena permite a região, o que é até bom para corte de custos.

Mapa de Cobertura das operadoras

Apesar de inativo, na Página do Mapa do Sinal 3G você vai encontrar o link de cobertura de cada operadora e o ranking de cobertura de sinal disponibilizado pela Teleco, para entender qual é realmente a melhor operadora do Brasil com melhor sinal, fora das propagandas.

21 Comentários

  1. Notar que as coordenadas da Anatel não correspondem às que se obtém com o Google Maps.
    Por exemplo, as ERB de Teresópolis – RJ, se plotadas, estariam todas em torno de Friburgo.
    Consultada a respeito, a Anatel declarou que, por ser um serviço gratuito, as coordenadas Google seriam imprecisas (sic).
    Em resumo: não confie cegamente no mapa da Anatel.

  2. Meus caros, reparem que as coordenadas da Anatel estão em Graus, minutos e segundos, e não em décimos de milésimos de graus. Por exemplo, para encontrar a localização das coordenadas <27S291896 49W593808> (da tabela da Anatel), no Google Maps, busque por < -27°29'18.96",-49º59'38.08">. Abraço.

  3. Olá, Passamos 2 anos procurando uma empresa para colocar internet no nosso sítio aonde produzimos e vendemos produtos orgânicos. Precisávamos urgente de INTERNET para poder emitir notas fiscais eletrônicas, contactar clientes e fornecedores e e-mail. Internet por satélite seria muito caro e lenta. Só esse pessoal resolveu nosso problema através do 3G RURAL.
    Nosso sitio, segundo eles fica a 12 Km da antena da vivo em outra cidade. Colocaram uma antena externa e um amplificador, só fornecemos o CHIP 3G da Vivo. O Aparelho joga o sinal sem fio a uma distancia de 40 metros ao redor da casa. Sempre temos velocidade entre 800 Kbps e 1Mbps. Melhor impossível.. A pagina deles esta http://www.3grural.com para quem precisar.
    Ricarda Boher

  4. Exportei do site da Anatel o arquivo do excel contendo a listagem das ERB´s. Eu precisava transformar esse arquivo em um arquivo com a extensão .kmz para abrir no Google Earth. Alguém fez isso ou tem algum passo-a-passo para fazer?

  5. passei 15 dias fazendo contato com a operadora TIM para saber qual a frequencia que meu estado CEARA opera. a resposta foi de 900mhz a 2100mhz. isso sei que num é verdade. É uma vergonha o operadora num saber qual a frequencia opera no CEARA.

  6. Saudações Srs.
    Já tentei enumeras vezes achar um mapa onde esteja situada as ERB’S de Salvador/BA e não consigo.
    Uma vez eu vi em um Google Earth, mas não sei como faze-lo.
    desde já avgradeço.

  7. Para usar essas coordenadas bestas no Excel, usem a fórmula (na primeira linha que aparecem)
    =CONCATENAR(ESQUERDA(G14;4);EXT.TEXTO(G14;5;2);”‘”;EXT.TEXTO(G14;7;2);”.”; DIREITA(G14;2);”””;”, “;ESQUERDA(H14;4);EXT.TEXTO(H14;5;2);”‘”;EXT.TEXTO(H14;7;2);”.”; DIREITA(H14;2);”””)

  8. Desculpem, foi errado. Faltou fazer com que o S e o W das coordenadas sejam substituídos por ° e que haja um sinal negativo antes dos graus. Depois é que vocês criam uma nova coluna para colocar a fórmula. Dá trabalho, mas vale a pena depois para consulta

  9. Essa anatel não presta, ela só serve para acoitar as operadoras, moro no centro do triangulo mineiro em pleno sudeste e não tem sinal nenhum aqui, se ela quizesse mostraria as antenas usando os mapas do google e cobraria a cobertura de sinal aqui no sertão da cidade de prata e de outras, é claro…

    • Dificilmente você irá consegui obter uma resposta exata sobre as frequências das ERB’S. Uma maneira precisa de descobrir, é adquirindo um analisador de frequencias portátil. É fácil de operar. Se você trabalha na área de telefonia, vale apena adquirir um desses. vai facilitar seu trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA