Com certeza você já passou pela seguinte situação: precisar desesperadamente copiar um arquivo, ou fazer algum download, e não ter quase nenhum espaço no disco rígido lotado. Mas calma, seus problemas acabaram! O tambotrasing vai te ensinar a liberar alguns gigabytes no HD sem desinstalar nada.

A forma mais fácil de acabar com a terrível mensagem de “espaço em disco insuficiente” é usando um programa que vem com o próprio windows e está presente em todas as versões, desde o XP. Com o Utilitário de Limpeza de Disco você pode recuperar seu precioso espaço sem precisar remover programas nem apagar seus arquivos pessoais.

Como ganhar espaço no Windows XP

O programa “Limpeza de Disco” pode ser acessado clicando em Iniciar > Acessórios > Ferramentas do sistema. Essa ferramenta permite eliminar do seu disco diversos arquivos temporários ou arquivos auxiliares do windows que podem chegar a ocupar vários gigabytes de espaço. Dividido em duas abas, na primeira é possível apagar arquivos da lixeira, do cache de navegação do Internet Explorer, arquivos usados para instalar programas, etc. Como mostra a imagem, nesta etapa já é possível recuperar alguns gB de espaço.

  

Mas o verdadeiro “pulo do gato” fica na segunda aba: é possível excluir pontos de restauração do sistema e liberar, em média, dezenas de gigabytes de espaço. Desse modo você sacrifica um pouco da segurança em troca de espaço, porém como o sistema irá manter o ponto de restauração mais recente, e a menos que você faça alterações arriscadas com muita frequência, é o suficiente para o usuário médio do windows.

Como ganhar espaço no Windows Vista

A ferramenta de limpeza de disco também está presente no Windows Vista. Mas para poder utilizá-la em todo seu poder, é preciso escolher a opção “arquivos de todos os usuários do computador” ao abrir o programa; para isso é preciso estar logado como administrador do sistema.

Na imagem abaixo é possível conferir como eu liberei APENAS 8 gb de dados apenas excluindo pontos de restauração do sistema: