Ubuntu

Olá pessoal! Vim mostrar como abrir um dispositivo de dados formatado em exFAT, mas… O que diabos é o formato exFAT?

O formato exFAT (ou FAT 64) foi criado pela Microsoft para substituir o formato NTFS em dispositivos de armazenamento móveis (tais como HDs externos e Flash Disks).

Acho que até hoje, esses dispositivos, por padrão, vem formatados em FAT32 (essa semana comprei um Flash Drive de 32 Gigabytes que veio assim), o problema nisso é que além de lento, não conseguimos armazenar arquivos com mais de 4 Gigabytes nele, o que é ruim, caso queiramos assistir um filme com alta qualidade numa TV.

Então, citei três formatos de partição aqui, vamos analisá-los!

FAT32 – Lento, não permite o armazenamento de arquivos com mais de 4 Gigabytes, suporta a tecnologia ReadyBoost da Microsoft, qualquer sistema de armazenamento o reconhece.

NTFS – Rápido, permite o armazenamento de arquivos com mais de 4 Gigabytes, suporta a tecnologia ReadyBoost da Microsoft, diminui a vida útil do dispositivo em até 75%, consegue virar uma partição bootável (para formatar instalar um Sistema Operacional, por exemplo).

exFAT – Rápido, permite o armazenamento de arquivos com mais de 4 Gigabytes, não suporta a tecnologia ReadyBoost da Microsoft, em teoria, só funciona bem nos Windows Vista, 7 e Server 2008, não são todos os dispositivos que aceitam esse formato.

Apesar da introdução sobre os formatos, não vou entrar na discussão sobre qual é melhor, cabe a você decidir qual deve usar. Tendo isso em vista, vamos ao que interessa.

Abra o terminal e digite o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:relan/exfat

Esse comando irá adicionar os repositórios da PPA para que você comece a baixar pacotes de lá. Agora digite o próximo para baixar e instalar os pacotes necessários para o Ubuntu reconhecer a partição exFAT:

sudo apt-get update && sudo apt-get install fuse-exfat exfat-utils

Pronto, agora seu Ubuntu reconhece essa partição!

Fontes: Wikipedia | Superuser.com

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA