Não parece mas a fonte, é um item de grande importância no computador, fico triste em ver as pessoas comprarem poderosas maquinas e deixarem aquelas “fontes de quinta” que vem incluídas no gabinete.

fonte real
Fonte Real de 550w

Fonte tem que ser um com Potência Real, ela é responsável pela alimentação elétrica de todos componentes, então temos sim que gastar com isso, principalmente para aficionados em jogos, que possuem uma placa de vídeo Off-board e geralmente mais um Hard Disk.

Sintomas:

  • Maquina não liga, ou seja, a torre não ascende as luzes.
  • Tela azul, existindo uma má alimentação elétrica pode acabar que algum componente fique com funcionando intermitente.

Pode Causar:

Escolher a fonte errada para seu computador, pode acabar condenando a vida útil dos componentes, o HD as vezes é o primeiro, sim! aquele fica seus arquivos sem backup!. uma fonte mal escolhida pode causar a “queima” de qualquer componente interno.

Escolhendo a fonte:

Existem fontes e Fontes, as de potencia nominal e de potência real. a de potência nominal geralmente incluída no gabinete, digna de ser jogada no lixo, na maioria das vezes contem um cooler de 80 milímetros, que é inaceitável para nosso país “tupiniquim” de clima tropical. De preferência a FONTE REAL, com pelo menos 2 Coolers de 80, ou 1 cooler de 120 milímetros.

Maquina x Fonte:

  • Maquina Comun: Exemplo, Um hd, Um drive de cd, Celerom ou Core Duo (ou similares), tudo Onboard. uma Fonte REAL de 350 Watts.
  • Maquina “média”: Core duo ou Quad, uma placa de video Off-board, recomendo pelo menos uma fonte REAL de 450 Watts.
  • Maquina “megazord”: Quad core, uma pregada de coisa usb, placa de video off-board, som off-board, 2 hds, e fica ligada o dia inteiro! pelos menos a potência REAL de 500 Watts.

Claro que essa minha recomendação tem uma “folga” de 10 a 15%, já que a um desgaste das partes internas da fonte, recomendo também a troca da mesma a cada 2 anos, considere também que estas recomendações estão entre o melhor custo x beneficio.

Calcular consumo:

Levando em consideração que existem pessoas megalomaníacas, eu por exemplo tenho 6 navegadores de internet. você pode medir o consumo elétrico do seu computador através do

  • Site: http://www.journeysystems.com/power_supply_calculator
  • Calculator: http://www.journeysystems.com/psu.php
  • Site: http://www.extreme.outervision.com/
  • Calculator: http://extreme.outervision.com/psucalculator.jsp

3 Comentários

  1. bom dia, gostaria de perguntar uma coisa, montei um micro
    pra mim, com uma placa gigabyte GA-H55M-UD2H com um processador i3,
    tenho uma placa de video off board, um HD 500 e coloquei uma fonte
    400Watts reais, quando assisto por exemplo um filme em flv as vezes
    ele reinicia sozinho, ja notei que é so quando vejo filmes que
    acontece isso, poderia ser fonte ou alguma configuração mal feita?
    obrigado.

  2. Olá Gabriel você está de parabéns pela excelente matéria, pois quando o assunto é fonte de alimentação normalmente a grande maioria dos usuários acha que fontes são todas iguais.
    Esquecem que a alimentação quando há variação de tensão e corrente leva a funcionamento irregular e queima de componentes do PC e sistemas auxiliares como impressora, scanner etc.
    Obrigado,

DEIXE UMA RESPOSTA