Mundo Corporativo

Hoje em dia é muito difícil imaginar uma empresa de sucesso sem um site na internet. A presença online é importante não apenas para quem tem um e-commerce, mas para todos os empresários que desejam conquistar novos clientes e manter seu público. O que muita gente não sabe é que não é só de um site na internet que uma empresa precisa. Construir e manter uma intranet e uma extranet garante bons frutos nos “bastidores” da empresa.

Diferença entre intranet e extranet

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre a diferença entre essas tecnologias. Identificar as características de cada uma e saber qual sistema é mais indicado para sua empresa ainda é um desafio para alguns empresários que não possuem pleno domínio dessas tecnologias.

Intranet

A intranet tem por objetivo integrar a comunicação de uma organização em um mesmo ambiente virtual. A partir desse sistema, que é semelhante a conexão LAN, é possível disponibilizar arquivos dos mais diversos tipos: documentos para agilizar a atualização de dados dos funcionários, passando por peças de comunicação interna (newsletter, informações, atualizações de regulamentos) e até mesmo diálogo em tempo real entre setores.

No caso da versão 2.0 desse sistema, é possível realizar buscas orgânicas de conteúdo. Sem contar que ele ainda permite acessar informações de diferentes unidades da empresa, com o auxílio do acesso a internet e com uso de login e senha de acesso ao sistema corporativo.

Extranet

Já a extranet não é baseada na rede LAN. Com ela, não há acesso restrito para seus colaboradores e nem a possibilidade de integração entre impressoras, por exemplo. A extranet é mais voltada para comunicação com pessoas que não participam ativamente do dia a dia da empresa, como fornecedores por exemplo.

Intranet ou extranet?

Seu foco é facilitar a comunicação dentro da sua empresa? Então, a intranet é a melhor opção para você. Esses sistema ainda facilita a organização de dados corporativos e o controle da gestão de pessoas e informações.

Vantagens da intranet corporativa

Segurança das informações

Nas empresas que possuem intranet, as informações ficam mais protegidas. Todos os colaboradores podem acessar os dados somente se inserirem login e senha. Então, a partir do momento que a pessoa se desliga da empresa não pode mais acessá-los.

Além disso, o administrador do sistema tem o controle total sobre fluxo de informação. Isso porque ele é quem decide quais colaboradores só visualizam conteúdo e quais podem inserir dados.

Aumento da produtividade

Outra vantagem da intranet é manter o foco dos colaboradores. Na intranet da Sabesim, por exemplo, é possível visualizar na tela todas as tarefas com nome dos responsáveis e prazos. Esse recurso, inspirado no kanbam online da mesma empresa, é sinônimo de aumento produtividade e otimização de tempo.

A intranet também pode colaborar para o desenvolvimento do trabalho colaborativo na empresa. Isso porque os funcionários ficam mais atentos aos prazos e, ao perceberem que podem não conseguir cumpri-lo, trocam ideias por meio da intranet com outros colegas para reorganizar a execução das atividades.

Organização das rotinas de trabalho

Uma boa intranet deve fornecer ferramentas para facilitar, não só a integração, como também as tarefas dos colaboradores. Uma dica é disponibilizar arquivos como vídeos explicativos e documentos relevantes como modelos e documentação de processos. Mas, evite informações desnecessárias para não atrapalhar o fluxo.

Como criar sua própria intranet

Investir em um sistema confiável de intranet só traz benefícios para as empresas. Além de apresentar um excelente custo/benefício, não é um processo complexo de ser implantado. Para implantar intranet não é preciso mais contratar profissionais de TI, só para isso.

Empresas como a Sabesim, por exemplo, oferecem tecnologia de ponta para o desenvolvimento da última geração dessa rede local de computadores, que é restrita apenas aos funcionários da organização e garante a segurança das informações corporativas. O sistema da Sabesim, além de ser moderno e completo, ainda é fácil de instalar e administrar. Outra vantagem é que se você quiser testar, pode experimentar gratuitamente por um mês.

Sua empresa já possui intranet? Conte para a gente as vantagens de adotar essa tecnologia na sua organização.

Artigo Patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA