Fake news são informações falsas relacionadas a qualquer tipo de assunto, que circulam pela internet e acabam enganando diversas pessoas. Mas, quem acha que a fake news só está associada a notícias – limitando-se a ser um problema a imprensa – está totalmente enganado!
As mídias sociais e a rápida disseminação também atingem o segmento de marketing digital. Na verdade, é uma questão que envolve todos os produtores de conteúdo para a área de comunicação – principalmente a digital.
Como evitar esse problema?
O segredo continua sendo verificar a informação direto na fonte, buscando uma comprovação ou dados que confirmem a mensagem que foi transmitida.
Felizmente, também existem ferramentas dos próprios meios digitais que tentam evitar a emissão dessas notícias falsas com o intuito de fortalecer a confiança afetada pelas fake news, porque isso pode atrapalhar as estratégias de marketing digital.
Como essa questão afeta os conteúdos de marketing digital?
Um relatório sobre notícias digital do Instituto Reuters apresenta que 85% dos brasileiros estão preocupados com a confiabilidade das temáticas abordadas na internet.
Da mesma forma, a desconfiança pública relacionada com consumidores de conteúdos de marketing digital – em especial aos produtos de links patrocinados ou anúncios pagos – também é alta, atingindo mais de 58% do cidadãos norte-americanos, por exemplo (segundo dados de um estudo da Rakuten Marketing).
Como não manchar uma marca?
Para ganhar mais consumidores e não ter problemas com o ceticismo inicial é importante criar estratégias eficientes para construir essa confiança, pautando-se na honestidade em falar do seu produto ou serviço.
É preciso criar conteúdos relevantes voltados à persona da sua empresa, trazendo conteúdos que esclareçam dúvidas e sirvam como ajuda aos seus clientes.
Esteja atento e tenha amparo de profissionais altamente competentes para não tornarem as produções em conteúdos com viés de manipulação.
Características de um conteúdo livre de fake news
- Fontes confiáveis;
- Português claro e correto;
- Título sem afirmações generalistas;
- Conteúdo sem crenças pessoais;
- Hiperlinks com o mesmo tema que confirmem os dados;
- Site da empresa atualizado.
Ainda há esperança!
Sabendo que excluir a estratégia de produção de conteúdo – como consultoria seo e otimização de sites – não é uma opção, é preciso acreditar que apesar de todas as barreiras, o vetor de disseminação de informações reais no meio de marketing digital ainda é maior do que o contrário.
Para aprimorar o seu planejamento atual e se certificar que a criação de seus conteúdos agregam valor aos seus investimentos e fazem a diferença, você pode procurar por especialistas em marketing digital, como a empresa Webfoco.
Dessa forma você poderá montar projetos não só para SEO ou links patrocinados, como também em campanhas de google adwords e estratégias de remarketing.