Foi divulgado pelo IBGE*: um novo browser chega ao mercado e em apenas algumas horas é adotado de forma maciça, fazendo concorrência ao Firefox, Chrome e IE. Qual a empresa por trás de tal façanha? A TAM Linhas Aéreas. Como assim?! Calma que a gente explica…
Hoje em dia, cada vez mais empresas usam as redes sociais para interagir com seus clientes. Saber o que os clientes falam sobre a empresa e até mesmo esclarecer dúvidas e resolver problemas de maneira “pro-ativa”, antes mesmo dos clientes entrarem em contato com o teleatendimento. É importante manter um canal de comunicação e existem profissionais que ganham a vida com isso, são os especialistas em social media. Mas de vez em quando acontecem alguns pequenos, como dizer… deslizes.
Através de seu canal oficial @TAMairlines no twitter, a empresa vem há alguns dias sugerindo aos clientes que o melhor navegador a ser utilizado para visualizar seu site seria o obscuro e críptico navegador BROWSER_TAL.
Quem sou eu pra negar a importância de um perfil no Twitter pra se interagir com seu público-alvo, mas fica a lição involuntária de que para uma empresa, nas redes sociais, ao interagir com o usuário é preciso ter atenção, ser criterioso e estar sempre alerta. Deixar a comunicação a cargo de algum script automático (ou de mero “copia-e-cola” sem critérios), sinceramente, não dá certo. O único desfecho possível é o que acabou acontecendo, virar alvo de piadas…
*em tempo: O perfil do IBGE citado no primeiro parágrafo trata-se, obviamente, de um perfil falso utilizado por algum fake com finalidade cômica.