O Windows XP foi, durante muitos anos, o mais usado e o mais conhecido sistema operativo da Microsoft. Com o fim do suporte, esperava-se que acabasse e fosse abandonado, o que na verdade não aconteceu em grande parte. Várias empresas ainda usam esta versão e a Mozilla foi a mais recente a declarar a intenção ao suporte a mesma. A partir do meados de 2017, o Firefox deixará de ser suportado no Windows XP e no Windows Vista.
A decisão da Mozilla segue a linha de outras empresas com a pretensão de terminar com o suporte ao browser no Windows XP. E a algum tempo a própria Microsoft já não dá mais suporta ao sistema e o deixou exposto a problemas de segurança por isso.
Até Setembro de 2017, o Firefox irá, gradualmente, perder funcionalidades até que deixará de ser totalmente suportado ficando assim vulnerável a eventuais problemas de segurança que apareçam para esses sistemas operacionais.
Já em Maio do próximo ano, a Mozilla vai começar a diminuir o suporte, reduzindo o número de versões para o Windows XP e para o Windows Vista. Estas versões vão também perder funcionalidades que entretanto irão ser disponibilizadas em versões mais recentes.
Porém a Mozilla não pretende tirar por completo o Firefox destes dois sistemas operacionais, o Firefox continuará funcionando no Windows XP e no Windows Vista. O que será perdido mesmo é o suporte, em especial as atualizações de segurança, deixando-o consideravelmente vulnerável.
Não é estranha a escolha da empresa visto que segue a mesma visão de muitos outros que já o fizeram em uma tentativa de obrigar os utilizadores a atualizarem para os sistemas operacionais mais recentes.
Não há ainda uma data definida, mas o mês de Setembro é o limite imposto pela Mozilla para o fim do suporte ao Firefox no Windows XP e Vista.