Home Suporte

Errar é Humano, mas o erro nem sempre é seu

Pela primeira eu vou escrever um texto mais pessoal e de expressão no Tambotraising, isso me faz lembrar que Blog basicamente é um díário na internet, mesmo achando esse termo um pouco ultrapassado, não deixa de ser atual, é como uma música ou filme que não fica datado pela sua época.

Parece ser fácil ser técnico de informática ou da suporte para uma pequena ou média empresa, na verdade não é dificil. Alguns clientes questionam muitas vezes os nossos preços baseado em que tudo ficou mais rápido ou mais fácil, mas a maioria dos nossos clientes esquecem que muitas vezes o preço que nós damos é muito mais pela responsabilidade que temos do que pela nossa capacidade. Hoje, qualquer pessoa pode entrar no Google e procurar um tutorial ou uma vídeo aula, o objetivo desse blog inclusive além de questionar algumas noticias é sobretudo ajudar as pessoas que estão a mercê de uma busca.

Errar é Humano

Mesmo com bastante experiência, prática e conhecendo bem o ambiente. Erramos, todos, mais cedo ou mais tarde vamos errar, isso é bom, porque basicamente vamos aprender com os nossos erros. As vezes aprendemos também observando o erro dos outros.

Mas, algumas profissões delegam responsabilidades e a falta de conhecimento de quem nos contratam ajuda a criar um ambiente sujeito a muitas falhas. Formatar um computador é algo simples, até mesmo um servidor não é algo tão complexo, o problema mesmo é restaurar todos os dados e todos os processos para que tudo funcione.

Backup, sempre o Backup

Essa semana, recebi a notícia que infelizmente esqueci de salvar um banco de dados de uma média empresa. Um Mega as vezes pode representar o pagamento de 100 pessoas, formatar uma maquina de uma secretária ou gerente, qualquer falha, pode representar danos enormes. O que quero mostrar que a responsabilidade de muita gente fica em nossas mãos. Pequenas e médias empresas, quase sempre tem um sistema não centralizado, equipamentos ultrapassados e equipamentos não designados para tal, diversas vezes você vai encontrar o “servidor” da empresa sendo a maquina da gerente ou da secretária, alguns escritórios não tem espaço para mais nada e funcionam como uma empresa completa.

O erro não é seu

Quando um técnico chega em uma empresa nova por melhor auditoria que ele faça, sempre falta alguma coisa, pior, só vão descobrir que está faltando algo no dia que for precisar e sempre em cima do prazo.

A falta de organização do empregador e a falta de organização da empresa em todos processos como um todo vão sempre gerar falhas que vão ficar na responsabilidade muitas vezes no “Garoto do computador”.

O caso da menina Stephanie que faleceu aos 12 anos

A pouco tempo tivemos uma fatalidade que aparecer em diversas mídias, o caso da menina Stephanie que faleceu aos 12 anos, ao ser medicada incorretamente, desde do inicio da da noticia a coisa que me chamou atenção foi os frascos dos dois medicamentos:

Frascos dos Medicamentos, Caso Stephanie
Frascos dos Medicamentos, Caso Stephanie

Será que nossas “autoridades competentes”, competentes?, eu acho um absurdo acusar a auxiliar de enfermagem nesse caso. Claramente você verifica como podemos deixar uma pessoa numa situação de falhas, e tanto estou certo no que estou afirmando que em menos de 15 dias do falecimento da menina, o Hospital de SP afirmou que vai alterar as embalagens.

Correção

Antes de mesmo de uma auditoria na rede da empresa, é preciso que você mude toda empresa, SIM, você o “Garoto do computador” vai ter que mudar a empresa como um todo. Requerer planilhas, organogramas, procedimentos, pessoas cargos e mudar tomadas de lugar.

Informática é “informação automática” se você não conhecer todo percurso da informação da empresa do inicio ao fim, você será julgado sozinho por um conjunto de falhas dos outros!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here