Acredito que pelo menos 80% dos técnicos de informática autônomos, também conhecido como “freelancer”, fazem boa parte do seu trabalho em casa. Como conciliar a sua vida com isso ?
Imagem: Moriza
Trabalhar em casa é algo confortável, ser freelancer tem suas vantagens e desvantagens, ser “dono do seu próprio nariz”, talvez a melhor delas. Acho que em primeiro lugar é ter um espaço reservado para isso, muitos infelizmente não pode dispor disso, um escritório é a grande sacada.
Os itens Básicos para ser ter em é com certeza, uma Banda Larga, um Telefone Fixo Extra, um no-break, e claro um computador! (oras). Improvisar nesse momento é importante.
O que fazer em casa? Já que o foco é atendimento de “campo” nas casas dos clientes. Simples! Uma pessoa precavida alem de estudar, é ler feeds de noticias do ramo, muito importante para se manter atualizado. Produzir cds personalizados com programas. preparar a mochila e boa borrachinha!
Fazer testes de anti-virus, programas e outros sistemas em maquina virtual.
Atendimento Remoto:
Não se ganha dinheiro só atendo o cliente localmente, você pode agregar serviços remotos como a “assistência remota” do Live Messenger (MSN), VNC ou Logmein.
No Msn é só pedir para o cliente clicar em “Ações > Solicitar Assistência Remota”.
Logmein é um serviço FREE (FREE!), do site www.logmein.com, onde você instala na casa do cliente, e sem necessidade de abrir uma porta no roteador, e com seguranças de 2 senhas, alta criptografia (256 bits). você se conecta e mexe na maquina do cliente. Perfeito para trocar antivírus, da aula remota, remover virus. tendo conexão banda larga nos 2 pontos, fica um serviço bem feito.
“Mas nem tudo são flores na vida de Joseph Klimber”, é para evitar os espinhos da vida, é bom traçar um horário de atendimento. Sei que uma hora ou outra, o cliente vai te chamar pelo ICQ ou Skype, as “antas da manha”, lhe pedindo suporte.
Recomendo a leitura desse guia: http://carreirasolo.org/guia